Na segunda-feira (03), foram realizadas formações para os professores que foram admitidos para trabalhar no PARE – Projeto Afetividade para Reaprender. Os participantes, divididos em dois grupos, foram atendidos no Auditório da SEDUC e na UNIASSELVI pelos articuladores do ensino fundamental que repassaram informações importantes para o início do projeto.
Este é o segundo ano do projeto PARE, o qual consolida o compromisso de promover ações pedagógicas para a efetivação de estratégias e metodologias, visando garantir aos alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal, de forma personalizada, seus direitos de aprendizagens essenciais para o exercício de cidadania, ou seja, a alfabetização e letramento matemático e de Língua portuguesa.
A partir do diagnóstico realizado nas Instituições Educativas e através de parecer pedagógico dos regentes de cada turma, identifica-se e desenvolve-se o trabalho nas turmas de PARE, no contraturno, nos diversos níveis de aprendizagem para consolidar, ampliar e enriquecer as experiências cognitivas, socioemocionais, culturais e sociais, bem como valorizar as potencialidades e transpor os obstáculos presentes na aprendizagem dos alunos. Pelo viés da Afetividade, o reaprender tornar-se um percurso mais agradável e emancipador.
“O projeto reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a garantia da equidade, do respeito, da valorização e da diversidade de cada aluno no processo de ensino e aprendizagem integral”, afirmou Astrit Tozzo, secretária de Educação.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC