
Em comemoração aos 15 anos do Programa Municipal de Educação Fiscal nas escolas municipais de Blumenau, a Secretaria de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) lançou o concurso de desenho de mascote do Programa Municipal de Educação Fiscal. O concurso também conta com apoio da Receita Federal do Brasil.
O objetivo é criar um mascote que simbolize o Programa de Educação Fiscal e sua função social, promovendo uma identidade visual para o Programa. Além disso, o concurso busca incentivar os estudantes a conhecerem melhor o Programa Educação Fiscal. Alunos do 1° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino podem se inscrever para criar o seu desenho.
“Este programa é um diferencial para os nossos estudantes, através das atividades de educação fiscal nas escolas é possível ensinar as crianças e jovens sobre educação financeira. Assim, contribuindo com a cidadania, responsabilidade fiscal e criação de uma cultura financeira”, destaca Alexandre Matias, secretário de educação.
Os participantes devem fazer um desenho em folha A4, usando apenas lápis grafite e lápis de cor. Os ganhadores dos melhores desenhos serão premiados. O primeiro destaque será contemplado com um notebook, tanto o estudante como o professor, a escola também vai ganhar um notebook, um projetor multimídia, uma caixa de som e um microfone. O segundo destaque ganhará um tablet e o professor também será contemplado com um tablet, e a escola vai receber um projetor multimídia, uma caixa de som e um microfone.
O resultado será divulgado no dia 15 de maio de 2022, durante o 13° Seminário de Educação Fiscal. A data também é marcada pela comemoração dos 15 anos do programa nas escolas do município.
Programa Educação Fiscal
O Programa Educação Fiscal é desenvolvido em escolas da Rede Municipal de Blumenau a 15 anos por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Fazenda de Blumenau. O programa segue as diretrizes do programa nacional, com o objetivo de disseminar a Educação Fiscal e compartilhar conhecimentos sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, estimulando a cidadania e a participação social. Mais de 20 mil estudantes e dois mil profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino já passaram pelo programa, por meio de diferentes projetos e temas, que vão desde ética, gestão pública, tributos, direitos e deveres, empreendedorismo.
Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC