- PUBLICIDADE GOOGLE-

OVM completa dois anos em SC e foca na aproximação com municípios

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Iniciativa inédita nas 27 Assembleias Legislativas do Brasil, o Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina (OVM/SC) completa dois anos de instalação nesta sexta-feira (31) com a aproximação dos municípios como principal resultado deste segundo ano de funcionamento.

Coordenadora da implantação do OVM/SC através da efetivação da lei 16.620/2015, a deputada Luciane Carminatti (PT) usou a tribuna da Alesc nesta semana para destacar a data e as ações e avanços do Observatório desde o início das atividades.

Continua após o anuncio

Dados e conteúdos à disposição dos municípios
A parlamentar destacou a parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) como fundamental para a meta de levar o OVM/SC enquanto serviço público às mulheres que vivem nos 295 municípios catarinenses, ao enfatizar que a violência de gênero é uma realidade tanto de grandes cidades quanto de pequenas comunidades do interior.

“Posso fazer essa afirmação com propriedade porque tenho dados. Esse é um dos vácuos que o observatório preencheu”, pontuou Luciane.

Continua após o anúncio

No site do OVM/SC, qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode saber quantas ocorrências de feminícidio, de lesão corporal e de estupro foram registradas no Estado por período; quantas medidas protetivas foram concedidas, e como esses casos estão aumentando ou diminuindo em comparação com os anos anteriores.

“São informações que servem de subsídio para análises e estudos que o observatório, em outra frente importante, passou a compilar e disponibilizar para a sociedade, assim como cartilhas de orientação e materiais que podem ser usados nos municípios para enfrentar o problema.”

Para o terceiro ano, a deputada antecipou uma parceria com a Escola do Legislativo para colocar a estrutura pedagógica a serviço das regiões e dos municípios, onde o OVM/SC quer intensificar sua atuação pela garantia às mulheres e meninas do direito de viverem com segurança, respeito e liberdade.

A deputada também anunciou que neste 31 de março será publicado o relatório anual de impacto do OVM/SC. Reconheceu, ainda, o trabalho das servidoras da Alesc que executam o projeto e a parceria das instituições e entidades que aceitaram o desafio de compor, em 2019, o grupo de trabalho para tirar do papel a lei da ex-deputada estadual Ana Paula Lima (PT).

“Toda vez que vocês verem uma mulher com a camiseta do OVM, saibam que ali está uma pessoa comprometida com o fim do sexismo que tanto nos machuca – e até nos mata”, concluiu.

Sobre o OVM-SC
Atualmente, o OVM/SC é o principal sistema de informações sobre a violência contra mulher em Santa Catarina, reunindo estatísticas, informações sobre legislação e rede de enfrentamento, além de cartilhas, publicações científicas e eventos relacionados ao tema.

O termo de cooperação técnica foi assinado em 31 de março de 2021, entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e todos os órgãos e entidades que compõem seu comitê gestor: UFSC, Governo de SC, MPSC, MP de Contas, TJSC, Defensoria Pública e OAB. Posteriormente, a Fecam tornou-se parceira.

Em 31 de agosto,entrou no ar o site oficial com dados, informações e análises com foco em políticas públicas para um estado mais seguro às mulheres catarinenses. O site não é um canal de atendimento, mas direciona as mulheres que precisam de ajuda à rede de atendimento. O endereço é ovm.alesc.sc.gov.br.

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais