________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Zerar entrada do Minha Casa, Minha Vida está sendo estudado pelo governo

 

O Governo Federal deve passar a estudar a partir desta semana a possibilidade de realização de novas mudanças no sistema do Minha Casa, Minha Vida. Segundo apurações do jornal Folha de São Paulo, a ideia é aumentar o subsídio para o programa. Com o movimento, seria possível zerar a entrada para a chamada Faixa 1 do projeto.

A Faixa 1 é formada pelas pessoas que estão em situação de baixa renda. O Governo Federal, no entanto, admite que este movimento não seria possível apenas com um aumento de subsídio para o programa. A avaliação geral do Palácio do Planalto é de que também será necessário fazer parcerias com governos municipais e estaduais.

Continua após o anúncio

Além do subsídio e das possíveis parcerias com as gestões locais, o Governo Federal também avalia a possibilidade de elevar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que são destinados ao Minha Casa, Minha Vida. Com estes movimentos, seria possível cobrir todo o valor de entrada destes imóveis.

Impedimentos

Por que o Governo avalia esta opção? Desde o início do ano, informações de bastidores dão conta de que o Ministério das Cidades avalia que a situação atual não é das melhores para os cidadãos que estão em situação de baixa renda. Para este público, a entrada no Minha Casa, Minha Vida não é simples.

Continua após o anuncio

Pelas regras atuais, a entrada no programa costuma custar, pelo menos, 20% do preço do imóvel para esta faixa. Há uma avaliação de que este valor por si só já é um entrave para que cidadãos que recebem salários menores consigam entrar oficialmente no projeto do Governo Federal.

A Faixa 1

A Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida atende atualmente as pessoas que possuem renda bruta mensal de até dois salários mínimos. Estamos falando de um patamar de R$ 2,6 mil de limite, considerando que o valor do salário vai subir para R$ 1.320 a partir de maio.

Continua após o anúncio

No último mês de fevereiro, o Governo Federal lançou uma nova versão do programa. Contudo, naquele momento não houve nenhuma mudança prevista para a isenção da entrada da Faixa 1 no sistema do Minha Casa, Minha Vida.

Próximos passos

Ainda segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o Ministério já tem o desenho sobre as alterações pronto. Contudo, o projeto ainda precisa passar por uma avaliação prévia do Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) e ainda ser aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em reunião ministerial recente, o presidente criticou os ministros que estariam apresentando projetos antes da avaliação do Ministério da Casa Civil. Ele disse que a partir de agora todas as ideias precisam passar pelo crivo de Rui Costa antes da divulgação oficial.

Além do Minha Casa, Minha Vida

Você também pode gostar:

Informações de bastidores apontam que o Governo Federal ainda analisa a possibilidade de lançar algum projeto adicional para além do Minha Casa, Minha Vida. A ideia é atender pessoas que não se encaixam nas regras do programa.

O projeto seria mais um indício do plano do presidente Lula de se aproximar da classe média, área da sociedade que estaria mais próxima da direita política nos últimos anos.

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga o nosso Instagram: @schojenews

 

 

 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais