- PUBLICIDADE GOOGLE-

Santa Catarina entrega documento inicial para o planejamento da Bacia do Rio Canoas e Pelotas

Com a missão de cuidar e orientar a gestão dos principais rios do Estado, foi entregue na na última quarta-feira, 22, o lançamento dos dados obtidos na primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoas e afluentes do Rio Pelotas. O instrumento é um planejamento para gestão dos recursos hídricos destas importantes bacias hidrográficas para a região.

Para a elaboração dos estudos, foi contratada a HRA Engenharia e Meio Ambiente, que fez a apresentação do documento intitulado diagnóstico. O evento aconteceu no dia mundial da água como ato simbólico, na Associação Empresarial de Lages (ACIL) e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas de 18 municípios da região. Entre os participantes, estavam empresários, acadêmicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Continua após o anúncio

O encontro contou também com a presença do Presidente do Comitê de Bacias Canoas-Pelotas, Altherre Branco. Para ele, a expectativa é que o plano se concretize da melhor forma possível. “Esse é um projeto esperado por todos, há muitos anos e com certeza será um sucesso assim como o evento que encaminha a finalização da primeira etapa”, destaca.

O Coordenador do Plano de Recursos Hídrico, o engenheiro Víctor Luís Padilha, explica que todos os dados que foram levantados, vão servir para diagnosticar como está a situação das águas em um caráter quantitativo e qualitativo.

Continua após o anuncio

Após a apresentação dos dados e informações, os estudantes da UDESC realizaram uma visita na estação de tratamento da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), em Lages, onde entenderam todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água.

Estão programados diversos encontros regionais, oficinas e audiências públicas para garantir a participação dos diferentes segmentos da sociedade das bacias hidrográficas e do Comitê Canoas e Pelotas. O próximo encontro será realizado no município de Curitibanos na próxima terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores do município, a partir das 14h.

Continua após o anúncio

Sobre o Plano de Recursos Hídricos

O Plano é um projeto do Governo de Santa Catarina e está sendo acompanhado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Canoas e afluentes do Rio Pelotas. Com os dados é possível criar um cenário de metas e indicadores que garantem o uso sustentável dos recursos hídricos.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais