- PUBLICIDADE GOOGLE-

Verão se encerra com recorde de temperatura em 2023

Na despedida do verão na última segunda-feira, 20 de março, também foi a data mais quente até aqui do ano de 2023. De acordo com o AlertaBlu, o último dia da estação registrou o recorde de temperatura em Blumenau quando às 15h45 da tarde na estação do Parque Ramiro Ruediger indicou a temperatura de 38,1°C.

O ciclo iniciado em 21 de dezembro de 2022 no hemisfério sul se encerrou na última segunda, dando vez a chegada da nova estação, o outono, que segue até 21 de junho, quando tem início o inverno.

Continua após o anúncio

Neste verão, o fenômeno La Niña esteve configurado no oceano Pacífico Equatorial, contudo, seus efeitos foram atenuados durante a maior parte da estação devido à atuação de outros fenômenos de grande escala que foram responsáveis por favorecer um trimestre com chuva freqüente e volumes pluviométricos acima da normalidade que é de 178 mm em média.

O verão de 2022/2023 se encerrou como o terceiro mais chuvoso desde 2014, tendo registrado o volume médio para a estação de 225 mm. Conforme dados do AlertaBlu, dos 90 dias da estação, em 64 destes, houve registro de chuva.

Continua após o anuncio

Já quanto ao número de ocorrências, a Defesa Civil de Blumenau apresenta o número de 260 atendimentos registrados neste verão. Na mesma estação no período de 2021/2022 nenhum chamado foi recebido, enquanto que, no verão de 2020/2021 foram 378 ocorrências no município naquele período.

Outuno

Continua após o anúncio

Apesar do fim do verão e início do outono, a previsão meteorológica do AlertaBlu indica que até o fim do mês de março a condição típica de verão predomina sobre a região de Blumenau devido a atuação de um bloqueio atmosférico posicionado sobre centro-sul da América do Sul. Essa condição vai manter as altas temperaturas com condição para ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas, sobretudo durante as tardes.

A tendência é que somente a partir da primeira quinzena de abril ocorrerá a instalação do outono climático, período que a freqüência da chuva diminui, quando as primeiras massas de ar frio começam a ingressar sobre a Região Sul do Brasil. Entretanto, ao longo de abril e maio de 2023, a precipitação ficará mais irregular e com acumulados menores em relação às médias climatológicas, conforme indicam os modelos numéricos de previsão climática.

Com relação às temperaturas, a tendência é de que a temperatura fique ligeiramente acima da média climatológica para época. O outono de 2023, será marcado por dias com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, os dias devem amanhecer com temperaturas mais baixas e ter as tardes ainda aquecidas.

Além disso, é comum durante a estação a ocorrência de veranicos, que são quando ocorrem dias consecutivos de temperatura acima da média dentro do período mais frio, principalmente nos meses de maio e junho.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

postada em 21/03/2023 16:22 – 42 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais