- PUBLICIDADE GOOGLE-

UPAs registram aumento da demanda de atendimentos de pacientes com sintomas de dengue

Toda a Rede Pública Municipal de Saúde de Joinville está preparada para atender pacientes com sintomas de dengue, como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e no corpo, manchas vermelhas na pele, além de fraqueza.

Porém, nos últimos dias, a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Joinville registrou um aumento significativo de atendimentos de pacientes com sintomas de dengue nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Devido a essa grande demanda, a SES fez ajustes no plano de direcionamento na rede pública de saúde para os pacientes com dengue.

Continua após o anúncio

O paciente que tiver procurado uma UPA com sintomas de dengue e for identificado como um caso A (a divisão vai de A a D, sendo D o mais grave e A o menos grave) será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) mais próxima da UPA ou PA em que ele está.

“Esse será o fluxo enquanto persistir essa alta demanda. De acordo com o grau de sobrecarga nas UPAs e PA, esses pacientes podem ser direcionados para as UBSFs”, explica o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke.

Continua após o anuncio

Na segunda-feira (20/3), a UPA Sul registrou 1.140 atendimentos, a UPA Leste 1.016 e o PA Norte 704. Juntas, as três unidades somam 2.860 atendimentos, independentemente da queixa do paciente, em um único dia. A média dos últimos 30 dias foi de 1.710 atendimentos diários.

Os pacientes do grupo B continuam recebendo atendimento nas UPAs e PA, onde precisam fazer hemograma e permanecer em acompanhamento.

Continua após o anúncio

A Secretaria da Saúde também oferece um serviço de teleatendimento, o Monitora Dengue, com uma equipe de 11 profissionais. Este grupo faz o acompanhamento remoto dos pacientes do grupo B.

Aumento no número de focos

De acordo com estudo mais recente do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa), concluído em março deste ano, Joinville está em situação de alto risco para transmissão de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Nesta edição do Liraa, foram realizadas 5.684 inspeções em imóveis e identificados 553 focos do mosquito Aedes aegypti. No Liraa de março de 2022, foram encontrados 450 focos.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais