- PUBLICIDADE GOOGLE-

Grupo Sanear Floripa inicia trabalhos com robô subterrâneo para fiscalização de redes pluviais

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações do Grupo Sanear Floripa, iniciou os trabalhos de fiscalização de redes pluviais subterrâneas da Capital por meio do uso de um robô. O equipamento estreou nesta sexta-feira (17), em ação especial da Blitz Sanear feita na rua das Flores, no bairro Canasvieiras. Com a tecnologia, as equipes técnicas poderão acessar as galerias do sistema pluvial de forma mais simples, diminuindo o tempo para o diagnóstico do problema e o custo financeiro para eventuais correções necessárias na estrutura sanitária da cidade.
 
O robô, constituído por quatro rodas, luzes e câmera, é manuseado por um controle remoto e fornece auxílio de um óculos de realidade virtual para quem o comanda. Entre os principais pontos positivos da sua utilização, além da praticidade em acessar os pontos mais profundos das redes de saneamento, está a dispensa de quebra de asfalto para abertura de buracos que permitam observar as instalações subterrâneas. Nestes locais, por exemplo, pode haver rompimento ou quebra de tubulações, o que denuncia falhas do sistema. 
 
As imagens capturadas pela nova tecnologia ainda permitem localizar ligações irregulares de esgotos nas galerias pluviais e suas origens. A demanda para utilização do robô passará obrigatoriamente por avaliação das equipes técnicas dos programas englobados pelo Grupo Sanear Floripa, como a Blitz Sanear e o Trato Pelo Capivari, por exemplo. Serão avaliadas a necessidade e a disponibilidade de uso do aparelho.
 
A engenharia que sustenta a estrutura do robô de vídeo inspeção pode ser utilizada em redes coletores tronco, emissários e sistema de drenagem urbana. O comando via joystick e os óculos com imagem em tempo real do percurso trazem imagens em alta resolução, geradas automaticamente, e gravação salva em banco de dados. O equipamento também alcança uma profundidade de até 70 metros dentro das tubulações.
 
“É mais um avanço nas atividades do Pacto pelo Saneamento. Estamos nas ruas diariamente para fiscalizar e corrigir os problemas sanitários de Florianópolis, mas há locais de difícil acesso que não nos permitem chegar em todos os cantos da cidade. Com a ajuda do robô, otimizamos a identificação e a correção de eventuais adversidades no nosso sistema de saneamento, além de unir tecnologia e meio ambiente, que podem e devem caminhar juntos”, destaca o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
 
Na ação desta sexta, estavam presentes os representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Visa (Vigilância Sanitária Municipal de Florianópolis), Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) e do programa Blitz Sanear. O uso do equipamento será destinado para as ações previstas no Pacto pelo Saneamento.


Continua após o anúncio

-->

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais