- PUBLICIDADE GOOGLE-

Com apoio da Prefeitura de Joinville, Consulado da Colômbia oferece atendimento aos colombianos que vivem em Santa Catarina

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebe o primeiro Consulado Itinerante da Colômbia, nesta segunda, terça e quarta-feira (20, 21 e 22/3), no O Farol (rua Max Colin, 550, América). Colombianos que residem em Santa Catarina podem atualizar documentos como passaporte e carteira de identidade colombiana.

“Nós estamos com todos os equipamentos para dar atendimento aos colombianos que moram aqui. Vamos fazer passaportes, reconhecimento de assinatura, certidão de nascimento, todos os trâmites para ajudar os colombianos que vivem nessa região. Esse é o primeiro Consulado Itinerante da Colômbia em SC”, explica Ana Laura Acosta, cônsul-geral da Colômbia em São Paulo.

Continua após o anúncio

A Colômbia tem quatro consulados no Brasil: um em Brasília, um em São Paulo e dois no Amazonas. “De acordo com dados da Polícia Federal, cerca de 3 mil colombianos vivem atualmente em Santa Catarina. A maioria dos colombianos mora no Sudeste e no Sul do Brasil, pelas oportunidades econômicas e de estudo, por causa das melhores universidades. São 80 mil colombianos no Brasil e cerca de 50 mil no Sul e Sudeste”, explica a cônsul.

A bióloga Liu Idarra foi uma das primeiras a chegar. Ela mora em Blumenau com o marido brasileiro há oito anos. “Para nós é muito importante que a embaixada faça essa descentralização. É muito complicado e caro irmos para São Paulo, o local mais próximo para regularizarmos nossos documentos”, diz.

Continua após o anuncio

A família Orguil veio inteira: pai, mãe e os três filhos. Eles moram em Balneário Camboriú há sete anos. Os filhos mais velhos e os pais trabalham em hotéis, na recepção ou limpeza. Vieram a Joinville regularizar a carteira de identidade colombiana dos filhos mais novos.

“É muito bom não precisar ir até São Paulo que é longe para nós”, conta a mãe Maria Claudia Orguil. A família não pensa em voltar para Cali, na Colômbia, de onde veio. Estão todos bem adaptados em Santa Catarina. “Aqui é muito bom, temos oportunidades de trabalho, economicamente o Brasil está muito melhor do que o nosso país. Aqui também temos tranquilidade e segurança para nossos filhos, qualidade de vida. E o povo brasileiro é muito receptivo”, fala Maria Claudia.

Continua após o anúncio

“Depois da pandemia, aumentou o número de colombianos que vieram morar no Brasil. Os brasileiros são receptivos, nos recebem de braços abertos. O Brasil é um país de oportunidades econômicas. Temos o perfil de quem vem trabalhar, de quem vem fazer mestrado e doutorado e os profissionais ficam aqui depois de estudar”, fala Ana Laura.

A Secretaria de Assistência Social, por meio da coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, viabilizou a vinda do Consulado Colombiano em Joinville.

“Estamos aqui para facilitar o acesso dos colombianos residentes em Joinville. A intenção é fortalecer os contatos do Consulado com a comunidade catarinense e permitir que tenham acesso aos serviços consulares. Sem essa ação, seria necessário o deslocamento até São Paulo e muitos não têm condições”, explica Elisangela Jacintho Matheus, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social de Joinville.

O primeiro Consulado Itinerante da Colômbia em Santa Catarina realiza os serviços com hora marcada. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], por onde também é feito o agendamento.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais