- PUBLICIDADE GOOGLE-

Biblioteca municipal retoma Hora da Leitura e Visita Orientada

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller informa que as escolas podem retomar os agendamentos de grupos interessados em participar dos programas “Hora da Leitura” e “Visita Orientada”. As reservas de espaços para grupos podem ser feitas presencialmente, pela internet ou telefone. Interessados devem entrar em contato pelos fones 3381-7514 e 3381-6787 e nos e-mails [email protected] e [email protected]. O atendimento ao público vai de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Os dois projetos se interligam e buscam, entre seus objetivos, a formação de leitores. “Oportunizam às crianças o contato com o livro, com a literatura e com a própria biblioteca municipal. Buscam também estimular o retorno do público leitor com sua família, os quais poderão fazer a carteirinha de sócio e passar a usufruir do serviço de empréstimo das obras existentes em nosso vasto acervo”, comenta o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto. ”São programas oferecidos gratuitamente com foco no desenvolvimento do gosto pela leitura, conhecimento e cultura, despertando, assim, a criatividade e a ampliação do conhecimento.”

Continua após o anúncio

A “Hora da Leitura” ocorre em um espaço específico, o Cantinho Infantil, local que proporciona momentos especiais e mágicos em torno das histórias contadas. O objetivo do programa é a formação de leitores, oportunizando às crianças o contato com o livro, com a literatura de qualidade e com a biblioteca municipal. “A Hora da Leitura é apresentada para as crianças através dos livros lidos por profissional, que se utiliza de um vasto repertório da literatura infantil brasileira e estrangeira”, explica a gerente da biblioteca Cristina Carvalho. “São histórias divertidas, que travam a língua, são assustadoras, românticas, envolvem contos populares, poesia, entre outras, pois cada criança tem um gosto específico que oscila de acordo com a idade.”

Espaço multicultural

Continua após o anuncio

A “Hora da Leitura” atende grupos de até 25 crianças – grupos maiores são divididos e todos são atendidos. São dois momentos por semana, sempre nas sextas-feiras nos períodos matutino e vespertino. As participações são gratuitas.

De acordo com Cristina Carvalho, o outro programa – a “Visita Orientada” -, permite um novo olhar para o universo de possibilidades da biblioteca. “O público passa a conhecer e visualizar o espaço não somente para leitura, mas como um ambiente multicultural”, diz ela. “Durante a visita, os professores e alunos entendem melhor os processos de pesquisa, catalogação, formas de consulta e normas internas. Percebem como é a organização de uma biblioteca.”

Continua após o anúncio

Um dos momentos que as crianças ficam empolgadas é quando conhecem o “menor livro”, que fica em exposição permanente. “A visita ocorre em todos os espaços. São momentos impares e lúdicos, nos quais a magia das histórias, os ambientes da biblioteca e as histórias tomam conta do universo das crianças e demais visitantes”, constata Cristina Carvalho. “A leitura desenvolve a linguagem e a criatividade, modificando e ampliando constantemente o conhecimento.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 21/03/2023 13:49 – 53 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais