- PUBLICIDADE GOOGLE-

Vale-gás não está sendo pago em março. Entenda o motivo

Nesta segunda-feira (20), o Governo Federal está iniciando mais uma rodada de pagamentos do programa Bolsa Família. Desta vez, ao contrário do que aconteceu em fevereiro, os beneficiários não estão podendo acumular o saldo com os repasses do Vale-gás nacional. Não há liberações programadas para este programa nos próximos dias.

Ao contrário do Bolsa Família, o Vale-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isto significa que os repasses do benefício devem acontecer sempre a cada dois meses. Como a última liberação ocorreu no mês de fevereiro, a próxima está marcada apenas para o mês de abril, como prevê o calendário oficial de repasses.

Continua após o anúncio

O Vale-gás nacional foi um projeto social criado para ajudar pessoas na compra do botijão de 13kg. No texto oficial da lei, deputados federais estabeleceram que os repasses deveriam acontecer sempre a cada dois meses, sob a justificativa de que um botijão de 13kg seria mais do que suficiente para uma família por um período de 60 dias.

Existem algumas críticas para esta ideia. Alguns usuários costumam usar as redes sociais para dizer que esta norma seria injusta para com as famílias maiores. Quanto mais integrantes dentro de uma casa, naturalmente mais gás será gasto em um período menor de tempo. Assim, estas pessoas precisariam de uma ajuda mensal.

Continua após o anuncio

A quantidade de críticas foi tamanha que o Congresso Nacional chegou a debater no ano passado a possibilidade de transformar o Vale-gás nacional em um programa de caráter mensal. Contudo, o fato é que as discussões em torno desta alteração não avançaram e o Vale-gás segue sendo atualmente um programa bimestral.

Valores

Mesmo que não existam pagamentos previstos para o Vale-gás nacional neste mês de março, o fato é que já é possível prever uma estimativa de valor para os repasses do benefício social no próximo mês de abril.

Continua após o anúncio

Para as próximas liberações, o Governo Federal seguirá pagando um valor correspondente a, no mínimo, 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Este patamar é sempre definido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) todas as semanas.

Vale-gás não está sendo pago em março. Entenda o motivo

Vale-gás não fará pagamentos neste mês de março. Imagem: EBC

O mais provável é que os pagamentos de abril do Vale-gás nacional sejam feitos em um patamar acima dos R$ 100, como aconteceu nos meses anteriores. Não há uma previsão de queda brusca dos valores do botijão para os próximos meses.

Quem recebe o Vale-gás

Para ter direito ao Vale-gás nacional é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, também é importante ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal.

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome também aponta que é necessário que a família do cidadão tenha ao menos um integrante dentro do sistema do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Não é necessário se inscrever diretamente no programa Vale-gás nacional. Caso o cidadão cumpra todas as regras acima, resta apenas esperar para que o Ministério selecione o seu nome. Para saber se vai ser um dos novos selecionados, basta checar as informações da sua conta no app do Auxílio Brasil ou mesmo no aplicativo do Caixa Tem.

 

Gostou do texto? Deixe seu comentário no final da página.

 

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais