- PUBLICIDADE GOOGLE-

CGE apresenta programa que busca reduzir riscos de integridade como fraudes e subornos

A Controladoria-Geral do Estado está fazendo uma maratona de visitas aos novos secretários e presidentes de órgãos e entidades para apresentar o Programa Estadual de Integridade e Compliance. O objetivo é sensibilizá-los para a execução de ações de mitigação aos chamados riscos de integridade, como fraudes, subornos, infrações, abuso de poder e assédio sexual ou moral. 

“São situações que podem favorecer ou facilitar a prática de atos de corrupção e outras condutas que têm potencial para impedir, atrasar ou prejudicar a correta atuação dos órgãos ou das entidades. A prevenção é bem mais eficaz e econômica do que a implementação de medidas corretivas”, explica Cícero Barbosa, controlador-geral do Estado. 

Continua após o anúncio

O programa já foi apresentado aos novos gestores do Detran, Escola de Governo (ENA), Fapesc, Porto Imbituba, Secretaria de Articulação Nacional, Secretaria da Agricultura, Udesc e Polícia Militar. Nesta semana estão agendadas visitas à Procuradoria-Geral, Polícia Civil, Imetro e Corpo de Bombeiros Militar . A meta é visitar todos os órgãos e entidades do Poder Executivo até 4 de abril, quando será realizado um evento de lançamento do Ciclo 2023 do programa.  

Atualmente, 44 órgãos e entidades do Executivo estadual já têm em suas mãos um Plano de Integridade e Compliance com ações definidas para mitigar seus riscos, incluindo a CGE. Eles foram elaborados pelas próprias instituições a partir de um levantamento feito pela equipe da Diretoria de Integridade e Compliance da CGE. O órgão mapeou mais de 1.600 riscos de integridade por meio de diferentes instrumentos, incluindo consulta on-line aos servidores. 

Continua após o anuncio

De acordo com a diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikan da Silva, os gestores têm sido muito receptivos, visualizando os planos como um diagnóstico dos riscos a que os órgãos e entidades estão expostos e entendendo a importância das medidas corretivas como necessárias. “É um trabalho de prevenção e serve para proteger os órgãos e os próprios gestores de eventuais situações de desconformidade que poderiam acontecer se não fossem previamente identificadas”, observa a auditora.

Informações:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: [email protected]

Continua após o anúncio

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais