- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí sedia capacitação para monitoramento de microplásticos em praias

 O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), em parceria com o Projeto Our Blues Hands, promove neste sábado (18) a 1ª Capacitação para Monitoramento de Microplástico. A ação será realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), que fica localizado na rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, 1225, bairro Cabeçudas, em frente a Praia do Atalaia.

Os interessados devem fazer inscrição através deste link. O evento começa às 8h30 e encerra às 12h30 e, ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para os participantes.

Continua após o anúncio

O Projeto Our Blue hands é reconhecido como ação oficial da Década dos Oceanos da UNESCO, e já recebeu diversas premiações internacionais pelo trabalho desenvolvido. Esta etapa do Projeto cobrirá 170 quilômetros do litoral catarinense.

Dentre as temáticas que serão abordadas na capacitação, está o impacto dos microplásticos, as metodologias utilizadas para a coleta nas praias arenosas e os processos de triagem. “Além de capacitar as pessoas, o nosso objetivo é mapear as pressões ambientais que vem influenciando a presença de microplásticos nas praias da nossa região e definir um ponto focal para o monitoramento piloto durante três meses em três praias da região, compreendendo questões de ocorrência, abundância e distribuição de microplásticos”, explica Marcel Di Ruzza Ferrari, oceanógrafo do INIS.

Continua após o anuncio

O aumento significativo do consumo de itens plásticos ao longo dos últimos anos e a falta do gerenciamento correto deste material após sua utilização tem resultado no seu acúmulo crescente no meio ambiente. “ Infelizmente, grande parte da população brasileira ainda não realiza a segregação de resíduos orgânicos e recicláveis, desta forma, são toneladas que poderiam ser recicladas e acabam sendo destinadas para aterros sanitários” ressalta o diretor presidente do INIS, Mário César Ângelo.

O impacto sofrido pelos materiais durante o carregamento, somados a ação do sol, calor e demais fatores corroboram para que o material comece a se fracionar em porções muito pequenas, conhecidas como microplásticos. Menores, mais leves e quase imperceptíveis, os microplásticos são carregados por longas distâncias, se distribuem amplamente pelo ambiente e acabam afetando todo o ecossistema marinho. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) de 2021, mais de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos chegam aos oceanos anualmente.

Continua após o anúncio

Após o desenvolvimento do Projeto Monitoramento de Resíduos Sólidos na Baía Afonso Wippel pelo CEA (2022-2023), o objetivo da capacitação é possibilitar um monitoramento colaborativo com a comunidade local.  

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais