- PUBLICIDADE GOOGLE-

Inspirada em vida de pescador, creche José Rodrigues Willamil realiza contação de história

O projeto intitulado “Florianópolis aos olhos das crianças”, do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis José Rodrigues Willamil, tem como objetivo principal aproximar a garotada da cultura Florianopolitana, assim como dos seus costumes e vivências. 
 
As propostas planejadas durante o mês de março, percorrem os 10 grupos de atuação da unidade, desde os bebês, no G1 e G2, até as crianças de 5 e 6 anos, grupos 5/6. 
 
Cada sala de atendimento está desenvolvendo um planejamento voltado a alguma temática específica. Além disso, possuem propostas coletivas em que todos os professores, equipe pedagógica, direção, e as colaboradoras terceirizadas se envolvem e fazem acontecer.
 
Umas das iniciativas abordou a “história do pescador Helvis”, que foi pensada e construída pela professora auxiliar Patrícia Aguiar. O conto é sobre um pescador de Florianópolis – interpretado por Helvis Hercílio de Souza, professor de tecnologia educacional, que gosta dos peixes, da praia da Tapera e do Ribeirão da Ilha. 
 
Ele demonstrava a arte de jogar a tarrafa (rede de pesca), mas, às vezes, se sentia só. Por isso, em um belo dia pescou uma sereia – incorporada por Ana Carolini dos Prazeres, professora de Inglês. Os dois se tornaram bons amigos, passando a brincar e pescar juntos por muito tempo. 
 
Para complementar o empenho dos professores como pescador e sereia, a encenação contou com uma trilha sonora preparada e executada pelo profissional da área de música, Júlio César Damasceno.
 
Após a contação, as crianças puderam manusear a tarrafa (adequada ao tamanho delas) e o caniço (instrumento de pesca utilizado por pescadores do litoral), além de brincarem de pescaria na piscina da unidade.
 
Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, educar as crianças a respeito de suas origens e mostrar os acontecimentos históricos mais importantes do lugar em que vivem, é essencial para incentivar o protagonismo infantil e torná-las cidadãs preparadas para o futuro, mas sem esquecer do passado.


Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais