- PUBLICIDADE GOOGLE-

Jessé convoca secretário da SAP para sabatina na Comissão de Segurança Pública

Secretário será convidado a esclarecer questões sobre excedentes, ACTs e um novo concurso do Dease

Na qualidade de presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado Jessé Lopes (PL) convocou uma reunião com o objetivo de deliberar com os membros para que o secretário da SAP (Secretaria de Administração Prisional) possa comparecer à próxima reunião da Comissão.

Continua após o anúncio

O objetivo do comparecimento do secretário será uma sabatina a respeito dos seguintes assuntos: Quando os excedentes serão chamados? Os ACTs do Deap permanecerão? Os ACTs do Dease permanecerão? Quando será lançado um novo edital para concurso do Dease?

Segundo afirmou Jessé Lopes, “estamos atentos a esta situação, que pode colapsar o sistema prisional, e queremos que o governo esteja organizado no intuito de resolver este problema.”

Continua após o anuncio

Assim que agendada, a data da reunião da comissão com o secretário será divulgada ao público.

Punições para casos de doutrinação política em escolas
O parlamentar protocolou uma Indicação ao governador Jorginho Mello para que encaminhe à Alesc um PL estabelecendo punições específicas para casos de doutrinação e abusos em ambiente escolar.

Continua após o anúncio

Junto à Indicação, Jessé também encaminhou uma ideia de texto para o projeto, que servirá de ponto de partida ao governo do Estado para elaborar uma lei específica para o setor, deixando claro em quais situações abusivas serão imputadas as medidas já existentes no Estatuto do Servidor de SC.

Segundo Jessé Lopes, a proposta apresentada “é muito importante pois, ao mesmo tempo, garante segurança jurídica à maioria dos servidores, que são bons e trabalham dentro do que a lei determina, e garante ao governo do Estado legitimidade para punir os infratores, sejam eles professores, coordenadores ou diretores das unidades de ensino estaduais.”

“Não apresentei diretamente um projeto de lei pois esse tipo de proposta precisa partir do governador, conforme manda a Constituição do Estado.”, completou.

A proposta quer estipular punições para professores que utilizarem a doutrinação ideológica e outros abusos dentro do ambiente escolar de SC, sugerindo a elaboração e o encaminhamento, à Assembleia Legislativa, de um projeto de lei complementar com o escopo de delimitar de forma clara, elucidativa e expressa, os casos em que são mandatórias as aplicações das sanções administrativas das Leis Estaduais LC 491/2010 e LO 6.745/85 aos servidores do Magistério Estadual e aos diretores e coordenadores de unidades escolares.

Serão punidos os profissionais que utilizarem da função para beneficiar colegas; ganhar benefícios; auxiliar na promoção de ideologias políticas dentro das unidades escolares; mentir para os pais e alunos para proteger servidores ou colegas; permitir a realização de eventos com viés político dentro de espaços escolares.

Além desses casos, ainda responderão processo administrativo se convidarem agente político para participar em palestras e aulas magnas; elogiar ou criticar com veemência pensamento político ou agente político dentro de sala de aula; mentir ou manipular a verdade para promover determinada ideia ou pensamento em sala de aula; expor ou distribuir material político dentro das salas de aula; compelir os alunos a participarem de eventos com viés político-partidário.

Aos casos citados, serão aplicáveis as seguintes medidas, de forma gradativa, conforme a “insistência” do servidor: suspensão por até 30 dias; demissão, se reincidente por até duas vezes; demissão qualificada, quando o indivíduo não pode mais assumir cargo público pelo período de cinco a dez anos, se reincidente por mais de duas vezes.

O documento é público e pode ser encontrado no site da Alesc.

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais