- PUBLICIDADE GOOGLE-

Unidades de Ensino de Itajaí realizam ações alusivas ao dia da mulher

As unidades escolares da Rede Municipal de Ensino promoveram uma série de ações ao longo desta semana, para homenagear as mulheres, cujo dia foi celebrado na última quarta-feira (08). Dentre elas, professoras, funcionárias, alunas e mulheres das comunidades.

A Escola Básica Aníbal César, do bairro São Vicente, realizou a 2ª edição da Semana Alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A unidade montou um espaço decorado para fazer registros fotográficos com adereços relacionados à origem das mulheres. Além disso, foi realizada uma blitz educativa nos semáforos dos arredores da escola com distribuição de material informativo a respeito dos direitos das mulheres.

Continua após o anúncio

Foi realizada também uma apresentação musical com os professores da educação integral, que contou com canções que retratam as mulheres. Outra ação promovida ao longo da semana foi a cabine do emponderamento, onde mulheres foram abordadas para se olharem no espelho e observarem sua beleza e qualidades. Cada participante foi incentivada a escrever um relato da imagem que vê no espelho e pendurar no espaço.

Nesta sexta-feira (10), as professoras receberam consultoria de maquiagem e, a partir das 16h, a escola vai colocar as fotos registradas na segunda-feira, no Muro da Diversidade. As mulheres fotografadas já foram orientadas a se dirigirem ao muro e retirarem as suas fotos (plastificadas) e levarem como lembrança da semana organizada pela escola em sua homenagem.

Continua após o anuncio

“Nosso objetivo com tudo isso é valorizar a mulher, sua presença e atuação nos mais diversos espaços sociais. Pensamos em atividades que promovessem a informação e a autoestima. E para alcançar um maior número de mulheres, fizemos instalações ao lado de fora dos muros da escola, para, além de professoras, mães e familiares dos nossos alunos e alunas, chegarmos até as mulheres da comunidade”, destacou a diretora da Escola Básica Aníbal César, Elenice Furtado.

Ainda no bairro São Vicente, o Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Dilzelena Márcia Teixeira, criou um campo de futebol com papel para os alunos apresentarem as principais conquistas do futebol feminino. Mulheres da comunidade, profissionais da unidade e alunos levaram flores para as suas mães, como uma forma de homenageá-las.

Continua após o anúncio

As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Anninha Linhares de Miranda, também entregaram lembranças para as suas mães na entrada da unidade. Já os alunos da Escola Básica Pedro Paulo Rebello trabalharam a temática “Mulheres que Inspiram” e entrevistaram mulheres da escola, que inspiram outras mulheres e produziram uma exposição com as entrevistas e fotos, criando um espaço educativo e interativo, que foi aberto à visitação da comunidade escolar.

Os estudantes também participaram de palestras na Câmara de Vereadores de Itajaí, através da supervisão do Programa da Diversidade Étnico Racial, de Gênero e Combate ao Bullying. “Ao longo de toda essa semana, levamos alunas dos 9º anos das nossas unidades de ensino, para participarem de um ciclo de palestras no legislativo. A proposta é proporcional às adolescentes, uma oportunidade de contato com as vereadoras, para discutir a importância da mulher na política. Essa ação encerra na tarde desta sexta-feira (10)”, destacou Adriana dos Santos, supervisora do programa.

Na Escola Maria Dutra Gomes, enquanto as alunas foram para a Câmara de Vereadores, os estudantes dos 9º anos participaram de uma roda de conversa com o diretor Paulo e a professora Darlisa,  que trouxeram a eles textos motivadores, dados estatísticos sobre a desigualdade de gênero e o machismo.

Após a participação da roda de conversas, os alunos produziram uma nuvem de palavras, que ficará exposta ao longo do ano na sala de aula e, com isso, será elaborado um plano de ação de combate a desigualdade de gênero na escola. “Combater qualquer tipo de violência é nosso maior objetivo, principalmente a violência de gênero, que pode gerar aumento da evasão, fraco desempenho escolar ou até mesmo causar uma baixa autoestima, levando muitas vezes à depressão. Todos esses elementos têm impacto negativo na aprendizagem e no bem-estar dos estudantes e estão de acordo com o que prevê o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5) – que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, pontuou o diretor da Escola Básica Maria Dutra Gomes, Paulo Sérgio Cabral.

A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, da Murta, envolveu todos os alunos em uma série de ações: registros fotográficos das mães com os filhos, rodas de conversa, exposições, entrevistas com as mães sobre profissões lazer e cultura, rodas de leitura, debate em sala de aula sobre a relevância da mulher em suas vidas, pesquisas sobre personalidades femininas de referência e discussão sobre a importância das conquistas e direitos das mulheres brasileiras.

O CEI Heluiz Gonzaga apostou em um espaço de harmonia, por meio da Yoga, criado especialmente para as mulheres da comunidade do São João. Ao longo desta sexta-feira (10), o professor de educação física, Filipe Augusto de Brito vai promover aulas da modalidade, envolvendo funcionárias, professoras e mães de alunos da unidade. A ação voltará a ser realizada no dia 29 de março.

No bairro Cidade Nova, o Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani promoveu uma palestra com a assistente social do CRAS, com o tema Violência contra a Mulher e o professor Thiago Vinícius Bastian falou sobre a Lei Maria da Penha. Alunos dos anos iniciais e finais realizaram atividades de pesquisa e artes e as mães foram recepcionadas com música no final da aula. Já as professoras foram recebidas na sala dos professores com música ao vivo com a professora Alessandra Cipriano. No CEI Dayana Maria de Souza, as professoras participaram de um bate-papo, em parceria com a GPCAM e assistiram a uma palestra com a enfermeira Silvana, da UBS Cidade Nova 2, com a temática da saúde da mulher. Elas ainda participaram de um café especial e receberam cuidados com a pele.

Já no Bambuzal, as crianças do CEI Leonidia dos Santos Vicente, participaram de uma série de vivências e experiências abordando a temática “Mulher”. A professora Viviane Soares da Silva, do Berçário II fez uma cartolina com as mãos dos alunos e um cartão para o dia da mulher. O grupo Coruja, da professora Ana Karoline da Silva Castellón fez questão de deixar uma mensagem para todas as mulheres: “O grupo Coruja deseja um Feliz dia da Mulher a todas as mamães, vovós, irmãs, tias, dindas, enfim, mulheres que estão presentes no nosso dia a dia e fazem dele um mundo melhor”.  

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais