- PUBLICIDADE GOOGLE-

Rede Brasileira de Trilhas recebe Prêmio Advancing Trails Award na categoria Internacional

A Rede Brasileira de Trilhas foi escolhida para receber o Prêmio Advancing Trails Awards na categoria Internacional. Trata-se do maior reconhecimento recebido até hoje pela Rede Brasileira de Trilhas, iniciativa desenhada por membros voluntários da sociedade civil e que hoje é uma robusta política pública nacional. Em Santa Catarina, a rede é coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e envolve ICMBio, municípios, ONGs e diversos coletivos de voluntários.

“Estamos muito orgulhosos pela premiação. Esse é um trabalho feito com todo o apoio dos servidores do IMA, terceirizados e parceiros, e é fruto de cada hora dedicada ao planejamento, a pesquisa, a orientação por meio de guias que ajudam a transportar os trilheiros por todas as a unidades de conservação administradas pelo nosso Instituto”, comentou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Continua após o anúncio

Santa Catarina tem em torno de 8 trilhas implementadas, entre elas: Caminhos da Baleia Franca, Caminho da Ilha de Santa Catarina trecho TLC PAERVE, Caminho das Araucárias, Trilhas de Itapema, Caminho do Louvor, Circuito das Araucárias, Travessia do Tabuleiro, Trilha Caminho do Rei do Parque Acaraí. Além de outras que estão em fase de planejamento e início de implementação.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Caminhos da Baleia Franca – Foto: Cris Bossoni

Há ainda um trabalho em andamento para a implementação do Caminho da Ilha de Santa Catarina, em parceria com a Floram e a sociedade civil organizada, além de estar começando os trabalhos para a sinalização do Caminho do Peaberu em SC, começando pela Trilha Monte Crista, na região Norte do Estado.

Continua após o anuncio

“O objetivo maior de todo o trabalho é gerar trilhas sustentáveis que priorizem a conservação ambiental, além da geração de emprego e renda e conectividade entre o público, a natureza e todas as nossas unidades de conservação em Santa Catarina”, lembrou a bióloga do IMA e diretora Regional da Rede em SC, Adriana Nunes.

Sobre o Prêmio

O prêmio é uma iniciativa da coalizão norte-americana American Trails, criada em 1971 com o nome de National Trails Council. A American Trails é a maior organização de trilhas do mundo e reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários em uma coalizão destinada a promover o desenvolvimento, implementação, preservação, manejo capacitação e divulgação das trilhas nos Estados Unidos.

Continua após o anúncio

Desde 1971, a American Trails organiza bienalmente o International Trails Summit, maior e mais prestigiado congresso de trilhas em todo o planeta. No contexto do Congresso são distribuídos os Prêmios Advancing Trails Awards, em “reconhecimento à contribuição extraordinária de voluntários, profissionais e outras lideranças cujo trabalho contribua para a criação de um sistema eficiente de trilhas ao redor do Globo”.

Das 10 categorias do Prêmio, uma é dedicada a iniciativas fora dos Estados Unidos: a categoria internacional. Precisamente nessa categoria a Rede Brasileira foi escolhida para receber o prêmio a ser entregue no International Trails Summit de 2023, que será realizado em Reno, no Estado de Nevada, entre os dias 17 e 20 de abril

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais