________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Faixa de renda para entrada no BPC pode ser alterada; confira o impacto DESTA decisão

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), contempla idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda mensal familiar per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo.

Todavia, há um projeto de lei em tramite na Câmara dos Deputados que prevê que a faixa de renda por pessoa da família seja ampliada, beneficiando um número maior de cidadãos, inclusive aqueles que possuem algum algum tipo de deficiência.

Continua após o anúncio

A iniciativa é do deputado Dr. Fernando Máximo, que afirma que “O próprio STF decidiu, em julgamento colegiado, que o critério de renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa não se sustenta do ponto de vista da proteção social almejada pelo constituinte”, afirma o deputado.

Neste contexto, o deputado argumenta a dificuldade das famílias com os cuidados com os integrantes que possuem deficiência, e por esta razão, as regras atuais de acesso ao benefício deixariam de fora muitas famílias que precisam do auxílio assistencial do governo.

Continua após o anuncio

Hoje, quem pode receber o BPC?

Para receber o benefício, além de cumprir as regras de elegibilidade, é preciso que o cidadão esteja devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, o registro é pré-requisito para a maioria das políticas públicas.

Estando com o cadastro ativo, é necessário corresponder aos seguintes requisFitos:

Continua após o anúncio
  • Ter idade mínima de 65 anos; ou
  • Ter deficiência (qualquer idade);
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Possuir renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS, como seguro-desemprego, aposentadoria e pensão, nem mesmo de outro regime.

Como solicitar o BPC?

Veja, agora, como solicitar o BPC pela internet:

  1. Acesse o app Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  2. Faça o login, caso seja o primeiro acesso faça um cadastro;
  3. Na página inicial, clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Feito isto, toque em “Novo Requerimento”;
  5. Agora selecione o serviço que deseja;
  6. Em seguida, clique em “Atualizar”;
  7. Confira ou altere os dados de contato;
  8. Para finalizar, toque em “Avançar”.

Pessoas da mesma família podem receber?

De acordo com a lei que regulamenta o BPC, duas pessoas de uma mesma família podem receber o pagamento. Isso porque, é possível que dois integrantes de um mesmo grupo familiar atendam aos critérios básicos do programa, pela idade e pela deficiência.

Além disso, na hora de realizar o cálculo da renda para conferir se é possível receber o benefício, o valor do BPC da outra pessoa não é considerado. Assim, mais de um componente da mesma casa pode receber o benefício, sem medo de ter a renda ultrapassada.

Proposta do 13º salário do BPC

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que vai elaborar uma proposta que cria o pagamento de um 13º salário aos cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A saber, o BPC é um benefício de caráter assistencial. Em razão disso, para recebê-lo não é preciso ter contribuído com a previdência, o que também não dá direito ao repasse anual do abono natalino, concedido a aposentados, pensionistas e pessoas que ganham auxílios.

Em suma, a iniciativa é voltada a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiências (PcD) de qualquer idade, desde que seja de baixa renda. Neste sentido, um salário extra vai ajudar esses beneficiários, lembrando que o benefício equivale ao salário mínimo, R$ 1.302.

 
Gostou do texto? Deixe seu comentário no final da página.
 

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais