- PUBLICIDADE GOOGLE-

Deputado propõe estadualização de escolas cívico-militares

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (9), o deputado Lucas Neves (Podemos) defendeu que o programa de escolas cívico-militares em Santa Catarina seja assumido pelo governo estadual. Atualmente, as 12 unidades em funcionamento no estado seguem o modelo cívico-militar implantado pelo governo federal.

Neves demonstrou preocupação com a recente decisão da presidência de desativar a diretoria do Ministério da Educação que cuidava do programa. “Isso indica o início de um processo de desidratação que levará à extinção do modelo de escolas cívico-militares no Brasil. Para integrantes do atual governo, o projeto fracassou, mas o balanço das escolas onde o programa funciona mostra justamente o contrário”, defendeu.

Continua após o anúncio

O deputado disse que esteve em Curitiba para conhecer o modelo de escolas cívico-militares adotado pelo governo paranaense. Conforme explicou Neves, no Paraná, a gestão dessas unidades é feita pelo Estado. “São mais de 120 mil alunos que estudam em 195 unidades cívico-militares, com perspectiva de aumento no número das escolas participantes do programa. Os nossos vizinhos assumiram a liderança nacional no índice do ensino médio e o quarto lugar no ensino fundamental. Houve também diminuição na evasão escolar, além da redução de quase 80% de violência física, 75% de violência verbal, e 82% de redução de depredação do patrimônio das escolas.”

Lucas Neves adiantou ainda que já levou o assunto ao secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon. Segundo o parlamentar, o secretário se mostrou receptivo à proposta de estadualização do modelo de escolas cívico-militares.

Continua após o anuncio

Educação e turismo
Carlos Humberto (PL) comemorou o resultado de reunião realizada com o secretário da Educação, Aristides Cimadon, e representantes da Coordenação Regional de Brusque, para tratar da reforma das unidades escolares atingidas pelos vendavais ocorridos entre o final de 2022 e o começo de 2023.

“A notícia é boa. Serão liberados nos próximos dias, se é que já não foram, os 6 milhões  de reais necessários para reforma dessas 11 unidades de ensino dos municípios que compõem a regional, e que vão desde obras em telhado e ginásio, questões elétricas e melhorias em cozinhas e banheiros, que são mais eminentes.”

Continua após o anúncio

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar parabenizou o governador do Estado, Jorginho Mello (PL), pela recriação da Secretaria de Turismo e pela escolha de Evandro Neiva como o gestor da Pasta. “Evandro Neiva fez uma revolução em Itajaí, que era um município voltado ao setor portuário, pesqueiro, e hoje entrou no roteiro do turismo no estado”, disse.

Ponte interditada
O deputado Emerson Stein (MDB) falou sobre a interdição parcial da ponte do Rio Perequê, que liga Porto Belo a Itapema. Desde quarta-feira (8), veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, estão proibidos de trafegar pela ponte.

“Laudos da Defesa Civil dos dois municípios, além de laudos feitos em anos anteriores já entregues ao governo do Estado, mostram a difícil situação da ponte”, alertou o parlamentar.

De acordo com Stein, a prefeitura de Itapema já tem um projeto aprovado para a construção de uma nova ponte, que deverá custar 8 milhões de reais. “Mas precisamos, com urgência, de um apoio para a construção de uma ponte provisória para que essa interdição não afete a economia daqueles municípios. A construção de uma nova estrutura vai demorar, e as pessoas não podem pagar o preço do descaso de muitos anos. Por isso, vou solicitar ao Exército que faça essa obra provisória”, sugeriu.

Em outro ponto do seu pronunciamento, Emerson Stein propôs a instalação de totens de segurança nas entradas das escolas públicas de educação básica. “Esse é um projeto já implantado em Porto Belo. O equipamento filma 360º e faz com os pais, as crianças e os jovens se sintam mais protegidos.”

Com informações de Alexandre Back.

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais