- PUBLICIDADE GOOGLE-

Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú reforça proibição de pomadas para trançar cabelos

No último dia 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma interdição cautelar que proíbe, temporariamente, a comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelos em todo o país. Nesse sentido, a Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú reforça o alerta com orientações e fiscalização em estabelecimentos ligados ao setor de beleza na cidade.

Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve também ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza. Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados. Até o momento, Balneário Camboriú não registrou nenhum caso com efeito adverso relacionado ao uso das pomadas.

Continua após o anúncio

A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto em todo o país. Entre os eventos relatados pelos usuários estão a perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

A Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú faz fiscalizações diariamente em estabelecimentos do setor de beleza e cosmetologia a fim de inibir a utilização deste tipo de produto até que as análises e procedimentos necessários para a investigação dos casos sejam concluídos pelo Ministério da Saúde. A Anvisa e os órgãos estaduais e municipais de Vigilância Sanitária seguem investigando os casos, os produtos associados e as empresas fabricantes.

Continua após o anuncio

Orientações da ANVISA sobre as pomadas:

Consumidor

Continua após o anúncio

• Não usar ou adquirir esses produtos.
• Se fez uso recente, lavar os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
• Em caso de contato acidental com os olhos, lavar imediatamente os olhos com água em abundância.
• Em caso de efeito indesejado, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo e notificar o caso à Anvisa por meio deste endereço: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR. Para o preenchimento do formulário é importante que esteja de posse dos dados disponíveis no rótulo do produto.

Profissionais, salões e comércio em geral

• Não utilizar esses produtos em nenhum cliente.
• O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
• Não comercializar esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
• Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Profissionais de saúde

• Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos e/ou de outros produtos cosméticos, notificar o caso à Anvisa por meio deste endereço: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

____________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes, com informações da ANVISA
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br                                             
www.twitter.com/prefeituradebc                                       
www.facebook.com/prefeituradebc                                   
www.instagram.com/prefeituradebc                           
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu            

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais