- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conheça a soldado Maria Julia: uma das militares que atua na força-tarefa para eventos extremos do CBMSC

Maria Júlia Reinert, de 29 anos, entrou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no ano de 2018, realizando o Curso de Formação de Soldados (CFSd) na cidade de Curitibanos. De lá pra cá, muitas ocorrências já foram atendidas, cursos e treinamentos realizados e foi no ano de 2021 que ela passou a ser integrante da Equipe de Força-Tarefa (FT) 03, do Batalhão de Blumenau. As FTs são consideradas equipes de alto desempenho dentro da corporação, uma vez que são acionadas para atendimento em eventos extremos e situações que ultrapassam a capacidade local.

São 15 equipes no estado e para ser integrante é necessário passar por cursos e treinamentos específicos. Ela teve que realizar o curso de Mergulho Autônomo em 2019; Instrutor de Guarda-Vidas Militar em 2020; Curso de Salvamento em Altura em 2021; Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores em 2022. Além disso, ela também teve que tirar a carteira de habilitação categoria D, permitindo que ela conduza caminhões de combate a incêndio, ambulâncias, além de possuir habilitação para condução de embarcações e motos aquáticas.

Continua após o anúncio
Foto da soldado Maria Julia: uma das militares que atua na força-tarefa para eventos extremos do CBMSC
Foto: Arquivo pessoal

Foi essa capacidade técnica, determinação, coragem, talento e a busca por conhecimento o segredo para que a Maria Júlia garantisse a vaga na equipe de Força-Tarefa 03. Essas qualidades todas se somam a sua resiliência, persistência, empatia com as vítimas e bom relacionamento com os demais militares.

“Pra mim é um orgulho fazer parte da FT 03. Me sinto muito feliz e realizada em poder fazer parte de uma das equipes mais especializadas da corporação e poder ajudar mais pessoas. Depois de sair do CFSd tive isso como um objetivo na minha carreira, e após dois anos de formada consegui. Me sinto muito realizada profissionalmente. É uma conquista para mim poder fazer parte desse grupo e poder representar as mulheres, mostrar que somos capazes”, enfatiza.

Continua após o anuncio

Destaque para o mergulho

Dentre as áreas de atuação, o mergulho é uma das preferidas da soldado Maria Júlia. Inclusive, uma das ocorrências que marcou a carreira de mais de cinco anos na corporação está um acidente em 2020, com a queda de um veículo em uma barragem na cidade de Rio dos Cedros. O carro com quatro ocupantes caiu na água, com cerca de 4 metros de profundidade e, em apneia, ela retirou as duas vítimas que estavam dentro do veículo. Eram uma criança e uma adolescente. Infelizmente as vítimas não resistiram, mas a militar fez o possível para esse resgate, mesmo com o fardamento operacional e sem as roupas específicas para o mergulho.

“Chegando ao local o pai das crianças estava com alguns cortes no corpo, pois já havia tentado tirar as crianças do carro, mas não tiveram êxito. A emoção foi grande naquele momento. Me joguei no lago e primeiramente comecei a procurar o carro e entender a posição dele submersa. Em seguida consegui mergulhar em apneia e realizar a retirada do menino de 04 anos. O pai veio até mim na água e a gente abraçou a criança. Foi uma cena muito forte. Logo a equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU) e do SAMU retiram a criança dos nossos braços e fizeram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar. Eu retornei ao lago e realizei a busca e a retirada da menina de 14 anos. E novamente uma cena de muita tristeza ao ver o pai novamente se jogar na água e abraçar a filha que estava comigo. Essa ocorrência certamente vai ficar guardada pra sempre em mim”, relata.

Continua após o anúncio

Corrida do fogo

Outra forma de superação da Maria Júlia foi em 2019, quando participou da Corrida do Fogo, na cidade de Tubarão, em que correu a distância de 5 quilômetros trajando o equipamento de proteção individual e o equipamento de proteção respiratória, utilizados nas ocorrências de combate a incêndio, que juntos somam aproximadamente 20 quilos.

Dia internacional da mulher

O intuito do CBMSC em contar a história da Maria Júlia nessa data simbólica é homenagear todas as bravas mulheres da corporação neste dia 08 de março, inspirando e motivando a todas, para que sigam em busca de seus objetivos.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais