- PUBLICIDADE GOOGLE-

Pacto: Depois de décadas sob processo de assoreamento, Prefeitura inicia desobstrução de canal artificial de drenagem ligado ao Rio Tavares

Em uma nova frente de ação do Pacto pelo Saneamento, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou nesta terça-feira, 7 de março, a limpeza e desobstrução de canal artificial de drenagem com 2,5km de extensão na bacia do Rio Tavares, no sul da ilha.
 
Efetuada em caráter emergencial de acordo com análise da Defesa Civil, em situação problema exposta por decreto de situação de emergência municipal e reconhecida pelo Governo Federal, a intervenção no local busca solucionar antigos problemas. “Quem mora nos arredores da SC-405 sabe que basta uma pequena chuva para causar transtornos e prejuízos aos moradores. Inundações, alagamentos e tráfego bloqueado andam junto com as más condições de escoamento e vamos trabalhar para resolver esse déficit”, explica o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. 
 
Com a previsão de desobstrução total do fluxo hídrico até o início de maio, as atividades serão executadas em cinco etapas, com a utilização de escavadeira hidráulica sobre pontão flutuante – que serve como balsa para transporte do maquinário no canal – acompanhada de uma equipe de apoio em solo.
 
“Essa é uma ação planejada, organizada e que atende uma demanda histórica. Desde que foi construído, em 1985, o canal não tinha passado por limpeza. Vamos garantir que de agora em diante este seja um trabalho realizado com a frequência necessária naquela região, mantendo um acompanhamento das condições, que além da quantidade de chuvas, está sujeita às variações das marés”, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
 
Atualmente o canal tem uma profundidade que varia de 11cm a 1m, de acordo com o grau de assoreamento em cada ponto, verificado em processo de batimetria realizado previamente. Ao final da ação de manutenção o fluxo da água deve ser facilitado com uma profundidade média de 3m, por 7m de largura.


Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua após o anuncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais