- PUBLICIDADE GOOGLE-

Mais de 430 pessoas participaram da 10ª Conferência Municipal de Saúde: ‘Amandio Castellain’

A 10ª Conferência Municipal de Saúde ‘Amandio Castellain’, promovida pela Semus e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), reuniu mais de 430 pessoas em três dias (2 a 4) de discussões sobre a situação de saúde da população blumenauense, levantando problemas, propondo soluções e analisando o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). 

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento contou com a participação da secretária de saúde do Estado, Carmen Zanotto, palestrando sobre a importância do Sistema Único de Saúde. Carmem comentou que é um momento importante para o município e para nós, do Sistema Único de Saúde. “Essa cidade fornece muito para Santa Catarina. É aqui que nós temos o hospital que tem o maior número de transplantes de órgãos, é aqui que temos um excelente serviço de oncologia, no Hospital Santo Antônio. Então, parabéns Blumenau, parabéns ao Conselho Municipal de Saúde e ao controle social por esta conferência.”

Continua após o anúncio

Além da contribuição estadual, a conferência aprovou diretrizes para as políticas de saúde, abordando os seguintes conteúdos: ‘O Brasil que temos x O Brasil que queremos’; ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’; ‘A garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia’ e ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’.

O prefeito, Mário Hildebrandt, anunciou melhorias nas condições de trabalho dos profissionais do SUS, que têm o papel de atender o cidadão. “A conferência tem o objetivo de melhorar, ainda mais, a saúde em Blumenau, além de levar propostas aos níveis estadual e federal, que venham a implementar melhores ações e maior efetivação do SUS.”

Continua após o anuncio

Maria Regina de Souza Soar, vice-prefeita do município, comenta que esse é o momento da população participar das reuniões e das discussões em relação à saúde e o que pode ser melhorado, para que possmaos fazer um compilado dessas propostas e melhorar ainda mais a saúde pública aqui da nossa cidade.

Para o secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, a Conferência Municipal de Saúde é uma preparatória para outras etapas que são a Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Saúde. “O sistema é tripartite, é responsabilidade do Governo Federal, dos estados e dos municípios e esse é um grande momento de discussão de todo o Sistema Único de Saúde, que hoje garante o atendimento à população brasileira”, acrescenta.

Continua após o anúncio

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ronei Ulhmann, agradece a participação do usuário e do trabalhador da saúde pública do município, que se disponibilizou em assumir como delegado e defender as propostas de melhoria do nosso sistema de saúde. “A Conferência foi um sucesso graças ao trabalho de todos”, enfatiza.

A 10ª conferência Municipal de Saúde homenageou Amandio Castellain, que foi uma importante liderança no controle social e dedicou a sua vida em defesa do SUS e da saúde do trabalhador.

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

postada em 07/03/2023 11:35 – 83 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais