- PUBLICIDADE GOOGLE-

Concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi entra em uma nova etapa

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Mais uma etapa da concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi inicia em Criciúma. A empresa Lemos Eventos LTDA venceu o processo licitatório nessa última segunda-feira (6) com o valor oferecido de R$ 1.950.000,00, e agora o processo passará pela assinatura do contrato, que será nos próximos dias. A vencedora, depois da assinatura, será a legítima concessionária administradora do imóvel, com um prazo de concessão de 20 anos, podendo ser renovado por igual período.

Continua após o anúncio

Os processos de concessões são considerados como conquistas a nossa cidade, porque permitem melhorarmos as prestações de serviços aos nossos cidadãos. Desse modo, nessa nova parceria proporcionada com a empresa vencedora, conseguiremos girar a economia na região, promover cuidados e reformas para esses importantes bens da cidade e fortalecer o lazer e o entretenimento por meio de espetáculos e shows dos mais diversos segmentos”, enfatizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A empresa, que é detentora da casa de shows HANGAR 737, pagará 5% do valor na assinatura do contrato. Após isso, o concessionário do imóvel terá algumas obrigações. “Basicamente, no que tange as reformas previstas no edital, a empresa investirá em torno de R$ 3 milhões pelos próximos cinco anos. Além disso, todas reformas ficarão no imóvel, ao fim do prazo de concessão de 20 anos”, afirma o diretor de Patrimônio, Henderson Cirimbelli Giassi.

Continua após o anuncio

A abertura dos envelopes foi a terceira parte do processo de concessão. O primeiro passo da concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi foi a realização de uma consulta pública em dezembro de 2022, que visava incentivar a participação da comunidade criciumense na elaboração e no aperfeiçoamento do edital. O edital de licitação foi lançado em fevereiro deste ano, e foi a segunda etapa do processo de concessão.

Valorização da cultura em Criciúma

Continua após o anúncio

O Centro Cultural Santos Guglielmi fica localizado ao lado do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, abrigando o Teatro Municipal Elias Angeloni, a Galeria de Arte Octávia Búrigo Gaidzinski e também a Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba. Conforme o edital, os dois primeiros equipamentos serão mantidos pela empresa que venceu a licitação. Já o último imóvel deve ser transferido para o Centro Cultural Jorge Zanatta.

Com a concessão do imóvel sendo realizada por uma empresa especializada na área cultural, aumentará a quantidade de espetáculos na região e a qualidade nos serviços prestados. Desse modo, valorizando o desenvolvimento artístico e cultural, fazendo com que mais artistas queiram se apresentar em Criciúma e, assim, fomentando a via gastronômica, de hotelaria e turística na cidade”, ponderou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Joster Favero.

O município terá direito à utilização do espaço do Teatro Elias Angeloni para eventos promovidos ou apoiados pela Administração Municipal, por até dez dias anuais. Além disso, o espaço da Galeria de Arte valorizará o artista local, garantindo espaço de até 20% para produções locais, validadas pela Fundação Cultural de Criciúma.

Programa de Parcerias e Investimentos

O processo de concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi iniciou no município por meio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O programa foi iniciado no município pelo vereador Nícola Martins e o processo de concessão foi desenvolvido durante meses de estudo, com coletas de informações e visitas técnicas em outros municípios.

Em uma privatização, a empresa ou imóvel são simplesmente vendidos. Uma concessão por outro lado, garante o imóvel como propriedade do município, e permite que a iniciativa privada faça a gestão profissional do bem, potencializando a sua utilização enquanto gera renda ao município”, destacou o responsável pelo Programa de Parceiras e Investimentos, Rafael Candido.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais