- PUBLICIDADE GOOGLE-

Arlette Kalaigian expõe suas obras na Sala Pedro Dantas

Onde o Rio Encontra o Mar é o título que Arlette Kalaigian escolheu para uma série de seus trabalhos recentes, por sua poética que remete a cenas em inúmeras praias brasileiras que proporcionam a oportunidade de conferir o lindo evento da natureza. A artista participa da primeira temporada de exposições do ano que o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abre ao público nesta quinta-feira, dia 9 de março, às 19h, com entrada franca e classificação livre. O evento terá show musical e lançamento de livros.

Neste cenário artístico, a água doce adentra levemente o mar, formando pequenas ondas, e se perde na imensidão da água salgada. Quando há pedras nesse percurso, o que geralmente acontece, a beleza é ainda maior. Elas podem vir rolando e se desgastando ao longo do caminho até chegarem à praia, ou se tornarem grandes obstáculos, mudando a rota do rio.

Continua após o anúncio

A metáfora com a vida é inevitável. A semelhança do corpo humano com as formas da natureza é um fato: “fazemos parte dela”, diz a curadora da exposição, Rejane Cintrão. “Isto é notável na produção apresentada nesta exposição onde a paisagem pode ser o corpo da artista e vice-versa. Assim como a água doce do rio se mistura no mar, a artista se mescla na natureza.”

A série de pinturas em preto, branco e cinza apresentam formas inspiradas em pedras, elementos da natureza utilizados como marcos de territórios, amuletos, e na construção de casas desde os primórdios da humanidade. Delas, vem o título que a exposição toma emprestado: Onde o Rio Encontra o Mar, vislumbrado pela artista após uma recente viagem à Florianópolis.

Continua após o anuncio

Natureza humana

Arlette Kalaigian vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie e pesquisadora. As imagens internas e externas do corpo são tema das suas investigações em pinturas, esculturas, instalações e desenhos. Parte, também, de referências de livros de anatomia, imagens observadas na natureza e da sua pesquisa atual sobre sua ancestralidade, para desenvolver trabalho que simule territórios de cores e formas, na intenção de abordar as questões acerca da natureza humana, retratando os corpos e as relações vivenciadas na contemporaneidade.

Continua após o anúncio

A artista participou e ainda faz parte de grupos de estudos: Rejane Cintrão, Julia Lima e Bruno Novaes, Paulo Gallina, Nancy Betts e Marcio Harum. Fez parte do Primeiro Programa de Formação de Artistas, com curadores e orientadores como Marcos Moraes, Rejane Cintrão, Nancy Betts, Márcio Harum, Fábio Magalhães, dentre outros, na Casa Tato, Galeria Tato e MAB.

Serviço:        

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 9 de março

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 23 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381- 6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

O que ver:

Sala Roy Kellermann

Linha, Cor, Ação (Acervo do MAB)

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz

Narrativas de si, de mim, de nós, um percurso de 40 anos – Rosina de Franceschi

Sala Pedro Dantas

Onde o rio encontra o mar – Arlette Kalaigian

Sala Elke Hering

O velado e o revelado – Cida Sanchez

Galeria do Papel

Mulheres Cansadas – Débora Anacleto

Lançamento de livros:

Fragmentos Históricos – Vol.1. Colônia Blumenau

Atoria: Angelina C.R. Wittmann

A Família do Sr. Lagarto

Autoria: Edla Zim

Ayana, Menina Flor

Autoria: Tânia Maria da Silva

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 07/03/2023 16:15 – 56 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais