- PUBLICIDADE GOOGLE-

Visitas no Parque Astronômico fortalecem o ensino pedagógico em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com o início das aulas nas escolas municipais de Criciúma no dia 15 de fevereiro, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² já vem fortalecendo o ensino pedagógico com dinamismo, valorizando o estudo da ciência com os estudantes fora das salas de aula. O espaço, por meio dos seus elementos educacionais, consegue trazer uma imersão completa aos fenômenos do universo, possibilitando a compreensão de conceitos introdutórios da Astronomia em diferentes componentes curriculares.

Continua após o anúncio

O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, frisa que o parque além de incentivar o turismo na região, será um elemento de iniciação científica para os estudantes que passarem pela estrutura. Conforme ele, antes das aulas iniciarem, os professores e gestores das escolas que conheceram o parque já relatavam o interesse em trazer seus estudantes para uma visita ao espaço.“Os professores ao conhecerem as potencialidades de estudos no novo Parque Astronômico de Criciúma, já viam a possibilidade de aprofundarem os conceitos de diversas áreas do conhecimento com a temática da Astronomia, utilizando o parque como ferramenta para esse objetivo”, enfatiza o secretário.

De acordo com a professora dos Clubes de Astronomia, Vanessa Medeiros, a Secretaria de Educação está coordenando as atividades do parque, e depois do início das aulas está sendo contatada pelas escolas das redes públicas e privadas de Criciúma, Orleans, Nova Veneza, Urussanga e de outros municípios. “Além disso, escolas e grupos de estudos em Astronomia também têm nos procurado para realização de agendamentos”, comenta.

Continua após o anuncio

Visitas pedagógicas

Em janeiro, o parque recebeu grupos de estudantes que estavam em colônias de férias. Já em fevereiro, logo nas primeiras semanas, recebeu quatro instituições de ensino. Além de grupos de professores em formação pedagógica, o Colegiado de Turismo e atletas do skate e da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma.

Continua após o anúncio

A professora também ressalta que no mês de março um cronograma de visitação já foi preparado para receber os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 32 turmas dentre elas dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), do 5o ano do Ensino Fundamental I e do 9o ano do Ensino Fundamental II vistarão o parque, totalizando 900 estudantes. “Os agendamentos estão organizados para atender os estudantes da Rede Municipal na segunda, quarta e sexta-feira. Já nas terças e quintas são reservados para outras redes de ensino”, explica.

Os agendamentos para a visitação das escolas podem ser reservados pelo telefone do Parque Astronômico de Criciúma: (48) 3431-0400.

Formação de futuros cientistas

Segundo a professora, atualmente, com a construção do Parque Astronômico cada estudante se tonará protagonista no processo do conhecimento, possibilitando estudos e incentivando a prática da pesquisa e da investigação a respeito do universo.

Cada elemento do parque possui infinitas possibilidades de estudos. São elementos e estruturas que proporcionam uma imersão aos conceitos Astronômicos, dependendo da faixa etária do estudante e do objetivo de cada professor. Desse modo, contribuindo em um aprofundamento nos estudos científicos e, inspirando os nossos alunos a virarem brilhantes cientistas no futuro”, destaca Vanessa.

Funcionamento do parque

O parque funciona todos os dias, das 9h às 21h, no Morro Cechinel. As atividades de observação nos telescópios ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. Já as sessões guiadas no parque e no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, em três horários: 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões custa R$ 10 por pessoa e pode ser adquirido no local.

Porém, crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões têm direito a meia entrada.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais