- PUBLICIDADE GOOGLE-

Laudos que atestam deficiência permanente poderão ter validade indeterminada em SC

“Não faz sentido o poder público exigir renovação de laudo quando a deficiência, seja ela física ou mental, é de natureza irreversível”, opina Dr. Vicente

Já está tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 12/2023, que estabelece validade indeterminada a laudos médicos que atestem deficiência física, mental ou intelectual permanente para fins de acesso a programas e serviços públicos, incluindo autistas.  A proposta foi apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). “Não faz sentido o poder público exigir renovação de laudo quando a deficiência é de natureza irreversível. Precisamos eliminar as barreiras que limitam ou impedem as pessoas com deficiência de acessarem seus direitos.”

Continua após o anúncio

O parlamentar explica que a lei atual, 17.292/2017, não fixa prazo de valide dos laudos que atestem deficiência. Dessa forma, autoridades públicas acabam exigindo apresentação de laudo recente para a concessão de benefícios garantidos em lei.

“Sendo a deficiência de caráter permanente, não se justifica a exigência de apresentação de laudos constantemente atualizados ou com atualização anual. É algo que gera  grande transtorno e custos para as pessoas com deficiência e seus familiares, principalmente a aquelas  de  baixa  renda,  habitantes  de  localidades  distantes  dos  grandes centros urbanos e com dificuldades de acesso à avaliação pericial”,  justifica o Dr. Vicente, médico e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.

Continua após o anuncio

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

Continua após o anúncio

(48) 99127 8540

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais