- PUBLICIDADE GOOGLE-

Ivan Naatz apresenta projeto para escolha de um novo hino para SC

O deputado Ivan  Naatz (PL) protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa retomando o debate de um tema que já foi objeto de discussões na década passada na Alesc e nos meios culturais e históricos do Estado: a escolha de um novo hino oficial para Santa Catarina por meio de concurso público. Durante a tramitação do projeto, Naatz também pretende a realização de uma audiência para debater a realização do concurso que deverá abordar obrigatoriamente na letra do novo hino temas como o potencial histórico, econômico e cultural do Estado, além da geografia e as belezas naturais, entre outros temas nativos.

O parlamentar justifica que apesar de ser considerado um símbolo do Estado, o  atual hino foi escrito num determinado momento histórico e político do país, no século 19, e que em nada retrata os valores e potencial catarinense, além de nunca ter caído no gosto e na memória popular. “O fato é que pesquisas recentes têm apontado que a grande maioria dos catarinenses não se sentem representados pelo hino e consequentemente não tem a letra na memória, o que pode ser verificado nos diversos eventos públicos em que é obrigatória a sua execução”, acrescenta Ivan Naatz.

Continua após o anúncio

O hino do estado de Santa Catarina foi introduzido em 1892 e sancionado por lei estadual em 6 de setembro de 1895 durante o governo de Hercílio Luz. Tem letra de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza. Sua letra apresenta um aspecto geral abolicionista , e talvez por isso seja considerado pouco representativa das características que marcam a história do estado . Entre 2010 e 2011, um projeto do então deputado Gilmar Knaesel (PSDB) propos iniciativa semelhante e com  a formação de uma comissão interna de debates, mas acabou não indo adiante.

Comunicação Gabinete 
 

Continua após o anuncio

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais