- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo Sem Papel chega a um milhão de documentos digitalizados

Na última semana, o programa Governo Sem Papel, da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), acumulou um milhão de documentos armazenados em formato digital. São documentos digitalizados pelos usuários ao dar entrada em serviços eletrônicos da Prefeitura de Blumenau, bem como gerados durante a tramitação dos processos.

A marca corresponde ainda a um volume de mais de quatro milhões de páginas que deixaram de ser impressas, desde o início do programa, criado em 2018 com o objetivo de permitir que a população acesse os serviços municipais de forma remota.

Continua após o anúncio

Atualmente a plataforma conta com mais de 130 serviços digitais disponíveis, sendo que aproximadamente 100 deles são destinados para o cidadão. A digitalização dos serviços faz parte da meta da administração municipal, que é tornar Blumenau uma cidade cada vez mais inteligente. “O objetivo com isso é facilitar a vida do cidadão e a realização de investimentos na cidade, com apoio da tecnologia. A automação dos serviços municipais significa, em primeiro lugar, facilitar a vida do cidadão, além de gerar ainda mais eficiência, economia de recursos financeiros e de tempo. Significa utilizar a tecnologia para impactar diretamente no desenvolvimento do município e na qualidade de vida da população”, pontua o prefeito Mário Hildebrandt.

A plataforma ganhou recentes atualizações com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário, com alteração no padrão visual e ampliação da capacidade de automação, por meio da integração com os Correios. Agora, é possível para o município enviar correspondências e receber o Aviso de Recebimento (AR) sem nenhuma intervenção humana, de forma totalmente automatizada.

Continua após o anuncio

Outra novidade é a criação do campo Mapa, o qual poderá ser incluído em formulários e permitirá ao usuário indicar o local da ocorrência ou do serviço solicitado e proporcionará o georreferenciamento na gestão das demandas. “Pensando na navegabilidade, simplificação e agilidade da ferramenta, criamos uma tela multitarefas, com botões sempre visíveis contendo as principais ações que podem ser realizadas. Ainda buscando uma melhor experiência para o usuário, trocamos o padrão de cores para o azul e fizemos modificações em funções mais utilizadas, como o ‘Esqueci Minha Senha’”, explica o diretor Julio César de Souza Silva.

O programa Governo Sem Papel já digitalizou processos em secretarias como Procuradoria-Geral, Saúde, Educação, Planejamento, Meio Ambiente, Defesa Civil, Trânsito e Transportes, Fazenda, Administração, Gestão Governamental, Controladoria, Turismo, Desenvolvimento Social, Conservação Urbana e o Samae. “Priorizamos áreas com maior demanda e com processos mais demorados, que consequentemente representavam os principais gargalos da administração pública. Obtivemos resultados significativos, com uma redução média de 70% no tempo de tramitação dos processos. Agora, nossa meta é informatizar 100% dos processos municipais relacionados à abertura de empresas”, completa o secretário de Gestão Governamental Paulo Costa.

Continua após o anúncio

Para utilizar os processos digitais, é preciso realizar um cadastro com login e senha. Também é possível acessar a ferramenta com a conta da plataforma gov.br. A lista de serviços eletrônicos já disponíveis ao cidadão pode ser consultada neste endereço: https://processodigital.blumenau.sc.gov.br/lista.htm .

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 06/03/2023 09:30 – 53 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais