- PUBLICIDADE GOOGLE-

Ponte dos Arcos será revitalizada e Blumenau terá mais um atrativo turístico

Um dos mais icônicos cartões-postais de Blumenau vai ganhar uma cara nova. A histórica Ponte dos Arcos, que foi no passado importante rota ferroviária e hoje faz ligação entre os bairros Ponta Aguda e Vorstadt será revitalizada. Na manhã desta sexta-feira, dia 3, no pátio da empresa Tex Cotton, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Planejamento Urbano e Secretaria de Obras, promoveram o ato de assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos do local que será mais um atrativo turístico da cidade.

A revitalização consiste no serviço de limpeza, pintura, substituição de mobiliário urbano e de guarda corpo, além de paisagismo. Um espaço histórico da cidade que será transformado e entregue à comunidade. O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância deste local para o desenvolvimento da cidade. “A Ponte dos Arcos, inaugurada em 1951, teve relevância como tronco ferroviário e também na mobilidade da cidade. Milhares de pessoas passam por este local e queremos que este seja mais um atrativo, que resgata a nossa história”, diz.

Continua após o anúncio

Uma das principais ações com a revitalização será a criação de um espaço de convivência no vão central da ponte, possibilitando que blumenauenses e turistas possam apreciar a vista do Rio Itajaí-Açu. “Este será mais um atrativo turístico para nossa cidade. Um ambiente seguro, iluminado e convidativo, para que todos possam apreciar o rio e o local que abrigou uma importante rota ferroviária. Ambiente propício para um registro fotográfico de Blumenau”, destaca.

Este trabalho de revitalização da Ponte dos Arcos faz parte de um projeto maior no entorno da Rua Itajaí, que já entregou a nova Central de Atendimento ao Turista (CAT), a Cachoeira de Concreto, a locomotiva entregue pela Tex Cotton, por meio de parceria com a iniciativa privada, além do Museu dos Clubes de Caça e Tiro que está em fase de construção, Museu Fritz Müller, Casa do Turista, além de outras ações que transformam esta porta de entrada da cidade, um grande complexo turístico.

Continua após o anuncio

A revitalização tem um investimento de R$ 820.944,96, com recursos próprios, com prazo de execução de seis meses a contar do recebimento da Ordem de Serviço. A responsável pelos trabalhos será a empresa Exata Construtora e Pavimentadora. “A Ponte dos Arcos é muito mais do que um equipamento de mobilidade urbana. Como via férrea teve uma contribuição ímpar no desenvolvimento do município em décadas passadas. É uma honra participar deste processo de revitalização e humanização deste marco histórico”, ressalta o secretário de planejamento Urbano, Eder Boron.

Ponte dos Arcos

Continua após o anúncio

A Ponte Eng. Antonio Vitorino Ávila Filho, popularmente conhecida desde os tempos do trem até hoje como a Ponte dos Arcos, constitui uma importante ligação de Blumenau, entre a Rua Itajaí e a Rua República Argentina.
 
A estrutura foi inaugurada em 1951, porém aberta apenas em 1954, quando o Presidente da República João Café Filho, junto da comitiva realizaram uma histórica viagem de trem em direção à estação terminal em Itajaí, inaugurando assim este importante tronco ferroviário entre as duas cidades.

A ponte possui 160 metros de comprimento, com três arcos atarantados de 41,65 metros cada um e leva o nome em homenagem ao engenheiro Antonio Vitorino Ávila Filho que muito batalhou para a realização da construção.

Tudo de Cor

A pintura da Ponte dos Arcos vai contar com a parceria do Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil, inclusive em Blumenau, na Cachoeira de Concreto.  Todo material de tinta utilizado nos trabalhos na Ponte serão cedidos por meio da parceria.

O Tudo de Cor é um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração.   
  
O Movimento Tudo de Cor, já produziu parcerias em outras cidades pelo Brasil, como por exemplo, o Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos  turísticos do país, que foi transformado em um ambiente ainda mais especial e colorido.

postada em 03/03/2023 10:03 – 31 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais