- PUBLICIDADE GOOGLE-

MAB expõe acervo de mulheres na Sala Roy Kellermann

A exposição “Linha, Cor, Ação”, reúne obras de 14 mulheres de renome nacional e internacional, que integram o acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), entre elas Maria Bonomi, Renina Katz, Adriana Banfi, Cezira Carpanezzi e Dorothea Bilder. Todas encantam com seus trabalhos produzidos entre o final do século XX e início do século XXI. Destas artistas, 12 são gravadoras que apresentam Serigrafias, Litografias e Gravura em Metal, impressas sobre papel, e duas são pintoras que desenvolvem suas produções em óleo sobre tela.

A 1ª Temporada de Exposições de 2023 começa no dia 9 de março, às 19h, com entrada franca. A exposição ‘Linha, Cor, ação” é composta por 19 obras da coleção que o MAB recebeu do Instituto Itaú Cultural, por meio de doação. Ocasião que concorreu com mais de 3.800 instituições do país, e entre os 20 museus e centros culturais selecionados o de Blumenau ficou classificado em 2º lugar. “Esse reconhecimento é  motivo de gratidão e orgulho para a cidade”, salienta gerente do MAB, Mia Ávila.

Continua após o anúncio

A exposição disponibiliza 17 gravuras que evidenciam a riqueza e a importância da produção artística de mulheres gravadoras, tanto para a história da arte, como em especial para a história da gravura no Brasil. “São obras que representam o processo evolutivo e transformador da arte de gravar, o contexto vivido na época, assim como a inserção da mulher no âmbito da arte. É uma síntese do que foi produzido por elas ao longo das últimas três décadas”.

Valiosas pinturas

Continua após o anuncio

Da mesma forma, são expostas duas pinturas valiosas de artistas que abordam a temática da mulher, com ênfase no figurativo. A curadoria integrou de forma harmônica as duas linguagens artísticas, pintura e gravura, que aparecem em conformidade com o contexto geral da exposição. “Procurou-se manter um diálogo das obras entre si e das obras com o espaço físico por meio de elementos de interesse e unicidade”, menciona Mia Ávila.  “Linha, Cor, Ação, na sua essência, integra espontaneidade, intencionalidade e descobertas traz a leveza da linha e ao mesmo tempo a força da expressão, movimenta-se no espaço, deixa em evidência sulcos, relevos, faz contornos que levam à experimentação, à criação de novas formas e diferentes texturas, ora delicadas, ora mais contundentes. Essas produções estão repletas de elementos poéticos formais, envoltos de tensão, equilíbrio e beleza”.

As cores se mostram alegres, vibrantes e neutras, são muitas e todas exploradas intensamente, das primárias às terciárias, em diversas tonalidades e matizes. Ocorrem pesquisas nas superfícies, dispostas de maneira cuidadosa como requer a impressão de cores na gravura e despojadas, livres na pintura em tela. “Percebe-se a utilização de tintas opacas e transparentes que respeitam os domínios técnicos das duas áreas artísticas e de conhecimento”, explica. “Observa-se nas obras movimentos voluntários e involuntários, de ações muitas vezes previstas e outras imprevistas, pois na gravação, há sempre uma diferença entre aquilo que se elabora na mente e o acontecimento real da ação das artistas. O importante é que o resultado das produções apresenta realidades novas, diferenciadas e originais”.

Continua após o anúncio

Serviço:        

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

 Data: quinta-feira,  9 de março

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 23 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381- 6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

O que ver:

Sala Roy Kellermann

Linha, Cor, Ação (Acervo do MAB)

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz

Narrativas de si, de mim, de nós, um percurso de 40 anos – Rosina de Franceschi

Sala Pedro Dantas

Onde o rio encontra o mar – Arlette Kalaigian 

Sala Elke Hering

O velado e o revelado – Cida Sanchez

Galeria do Papel

Mulheres Cansadas – Débora Anacleto

Lançamento de livros:

Fragmentos Históricos – Vol.1. Colônia Blumenau

Atoria: Angelina C.R. Wittmann

A Família do Sr. Lagarto

Autoria: Edla Zim

Ayana, Menina Flor

Autoria: Tânia Maria da Silva

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 02/03/2023 17:44 – 21 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais