- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fundação Cultural realiza primeiro Criciúma City Tour com Colegiado de Turismo

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Visando estimular o turismo local, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) realizou o primeiro Criciúma City Tour. A iniciativa teve como objetivo apresentar e detalhar os equipamentos turísticos da cidade para aproximadamente 20 representantes e empreendedores de setores da gastronomia, hotelaria, agências de turismo, entre outros.
 
O passeio iniciou no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Parque das Nações Cincinato Naspolini. No local, o Colegiado de Turismo assistiu a vídeos que contam um pouco da história de Criciúma, assim como o atual contexto de desenvolvimento do município. No CAT, o turista tem acesso a um leque variado de informações sobre a cidade, podendo ler, em grandes painéis com fotos, sobre os principais pontos turísticos, além de acessar a localização de cada um deles por meio de QR Code.
 
“A ideia é reunir a maior parte do ‘trade’ de turismo de Criciúma, desde agentes de viagens, poder público, instituições de ensino, entre outros. Trazendo essas pessoas ‘in loco’, as deixamos à parte dos detalhes de cada equipamento, para que propaguem os atrativos para outras pessoas. Além disso, por meio dessas visitas, podemos discutir o que melhorar no turismo local”, explica o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Joster Favero.
 
“O colegiado possui aproximadamente 60 membros. Fazemos reuniões mensais para a construção do Plano Municipal de Turismo, sempre ouvindo os agentes envolvidos” conta o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad.
 
Após a recepção no CAT, o colegiado foi até o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, onde visitaram a atafona, um casarão rústico de madeira. Nele os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre as origens da cidade e apreciar a roda d’água, utilizada pelas primeiras famílias colonizadoras de Criciúma para moer grãos.
 
“Trata-se da maior cidade do Sul do Estado, que pode oferecer não somente turismo de negócios, mas também um resgate histórico e cultural das etnias locais. Conhecendo bem os pontos turísticos da cidade, o agente de viagem tem mais facilidade em montar roteiros e trazer visitantes”, ressalta a professora e guia de turismo Ana Cláudia Reis. “Melhor do que o município vender a cidade é os próprios moradores e empreendedores saberem vendê-la”, complementa a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Jaqueline Backes.
 
A próxima parada foi a Mina de Visitação Octávio Fontana, única mina de carvão aberta para visitação na América Latina. A atração mantém viva a memória e a história do desenvolvimento econômico da Capital do Carvão, e pode ser aproveitada em um passeio de locomotiva.
 
O tour teve fim no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel. A mais nova atração turística do município é, também, voltada para o fomento da educação e da curiosidade. Os visitantes experienciaram o planetário digital e conheceram outros atrativos, como o relógio solar e uma exposição de rochas na Central de Informações do local.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais