- PUBLICIDADE GOOGLE-

Bancada e comitiva da Acafe debatem programa Faculdade Gratuita

Na tarde de quarta-feira (1º), com objetivo de dialogar sobre o Faculdade Gratuita, um programa educacional do governo do Estado que deve passar a vigorar em breve, uma comitiva de reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) esteve na Assembleia Legislativa. Na Casa, a comitiva realizou reunião no gabinete do deputado Jair Miotto (União), juntamente com os demais membros da bancada partidária, os deputados Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães.

Através do Faculdade Gratuita, o governo do Estado irá comprar vagas das 14 universidades ligadas ao sistema Acafe. Vagas serão distribuídas de forma gratuita em troca de trabalho voluntário após a formatura. O programa custaria R$ 2 bilhões por ano aos cofres públicos.

Continua após o anúncio

Durante conversa com a bancada do União Brasil, a comitiva de reitores reforçou seu posicionamento, esclareceu dúvidas e apresentou seus números, destacando as potencialidades do sistema Acafe para a execução do programa. “Precisamos debater com profundidade o programa, pois o projeto de lei que trata sobre o Faculdade Gratuita deve dar entrada no Parlamento em breve, com previsão para vigorar a partir do segundo semestre de 2023”, salientam a presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta, e o vice-presidente da Acafe, Kaio Henrique Coelho Amarante. A presidente afirma que as instituições da Acafe já estão preparadas para aplicar as diretrizes já estabelecidas no projeto.

Ampesc buisca inclusão ao programa
O programa tem levantado alguns debates. Dirigentes da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) defendem a redistribuição dos recursos públicos, apresentaram uma manifestação pública e buscam diálogo com o governo do Estado.

Continua após o anuncio

A associação pede que as instituições privadas de ensino vinculadas à Ampesc também sejam reconhecidas pelo Estado e seus alunos tenham acesso ao programa estadual. Segundo o presidente da Ampesc, Cesar Lunkes (diretor da Horus Faculdades), dados do sistema particular de ensino superior mostram que a Ampesc representa 70% do total de alunos matriculados no Estado, o equivalente a 300 mil estudantes.

Hoje, a proposta anunciada é somente da compra de vagas do sistema Acafe, porém o governo do Estado tem sinalizado para a possibilidade de bolsas para as entidades privadas.

Continua após o anúncio

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais