- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alesc conta com novo sistema para tramitação de matérias 100% digital

A Alesc implantou neste ano um novo sistema para tramitação das matérias legislativas, como projetos de lei, requerimentos, ofícios, entre outros. Trata-se do e-Legis, fruto de um termo de cooperação assinado com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que cedeu gratuitamente o sistema ao Parlamento catarinense.

A principal vantagem do e-Legis é que ele opera de forma 100% eletrônica, dispensando o uso de papel em todas as etapas do processo legislativo. Ou seja, desde a elaboração da matéria, ainda no gabinete do deputado, até a sua votação em Plenário, toda a tramitação é digital, incluindo as assinaturas necessárias.

Continua após o anúncio

Além de tornar o processo legislativo mais ágil e eficiente, o novo sistema é mais atual que o utilizado pelo Parlamento catarinense até o ano passado (Proclegis), como explica um dos responsáveis pela implantação do e-Legis na Alesc, o servidor Brian Michalski. A plataforma também mais responsiva, ou seja, possibilita que seja acessada por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

No Portal Alesc, o e-Legis está disponível em duas versões: uma restrita, para uso interno dos servidores e deputados, e outra aberta para consulta do público, na qual estão disponíveis informações sobre todas as matérias que deram entrada na Casa desde 1º de fevereiro deste ano. No sistema, é possível também consultar o Expediente e a Ordem do Dia das sessões plenárias.

Continua após o anuncio

Segundo Michalski, em breve, novos recursos serão disponibilizados para o acesso ao público. “É um sistema que agrega as informações necessárias para que o público compreenda todas as etapas do trâmite dos processos”, explica. “Por exemplo, ao acessar um projeto de lei, será possível detalhar todo o processo, com uma visão bastante organizada da tramitação, dos documentos relacionados, das reuniões de comissões, entre outros.”

Futuramente, as matérias que tramitaram pelo sistema antigo serão disponibilizadas no e-Legis. Enquanto isso não ocorre, o público pode pesquisá-las e consultá-las normalmente em um link, denominado “Anteriores a 2023”, disponível no menu do novo sistema.

Continua após o anúncio

Internamente, o novo sistema também contará com novos recursos. Um deles será a possibilidade da realização das reuniões das comissões permanentes da Alesc por meio do e-Legis.

Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa tem intensificado a digitalização de seus processos administrativos e legislativos, como forma de reduzir o uso do papel e tornar os procedimentos mais ágeis. Em junho de 2021, foi implantando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), também resultado de um acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que possibilitou a tramitação 100% eletrônica dos processos administrativos internos.

Como acessar o e-Legis (público externo):

1) No Portal Alesc (alesc.sc.gov.br), clicar em “Legislativo no menu superior

2) Em seguida, clicar em “Tramitação de Matéria”

Dentro da plataforma, estão disponíveis consultas:

(com informações de Maria Helena Saris, da TVAL)

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais