- PUBLICIDADE GOOGLE-

Secretaria de Educação realiza testes gratuitos e entrega óculos para crianças em vulnerabilidade

Um trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Joinville ao longo de todo o ano ajuda a identificar precocemente deficiências visual em alunos da Rede Municipal de Ensino. Desde o início do ano passado, foram feitos mais de 43 mil testes, além de 48 óculos distribuídos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os testes Snellen, usados para identificar os problemas de acuidade visual, são aplicados nas escolas pelos orientadores e assistentes sociais, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Neste ano, a triagem dos alunos começa em março e se estende ao longo dos próximos meses.

Continua após o anúncio

Desde o começo de 2022, os resultados mostraram alteração em 3,9 mil alunos. Eles foram encaminhados para consultas com especialistas, sendo 2 mil na rede pública, por meio do Programa Saúde Escolar, em parceria com a Secretaria de Saúde. Os demais foram para consultas particulares ou plano de saúde, de acordo com a opção dos pais e responsáveis.

Para os alunos em situação de vulnerabilidade, além de viabilizar a consulta com o especialista, a Secretaria de Educação realiza a entrega de óculos que ajudam a melhorar a qualidade de vida e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Os estudantes têm a opção de escolher as armações e fazem a medição das lentes antes de receberem os óculos.

Continua após o anuncio

Óculos ajudam alunos no aprendizado

Apenas durante o período de recesso escolar deste ano, dez alunos foram beneficiados e puderam começar o ano letivo já adaptados aos novos óculos. Os irmãos Wesley Gabriel Pedroso dos Santos, de 10 anos, e Luiz Otávio Pedroso, de 14 anos, estudam no 6º e 8º ano, respectivamente, na Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich, no bairro Aventureiro.

Continua após o anúncio

“Eu sentia os olhos arderem e não conseguia entender as letras quando tentava ler porque ficava tudo embaçado”, conta Luiz. Ele e o irmão fizeram os testes no ano passado e tiveram alterações, sendo encaminhados para consultas na rede pública.

Em seguida, descobriram que precisavam usar óculos porque tinham dificuldades para enxergar e receberam a doação no início do ano letivo. Os dois ficaram empolgados ao receber o material na escola e acreditam que a experiência dentro da sala de aula vai mudar bastante.

A mãe, Josiane Aparecida Pedroso, também ficou feliz e emocionada ao ver os filhos com os novos óculos. Segundo ela, os dois terão melhores condições de aprendizado na escola. “Isso é muito bom porque vão poder estudar melhor. Eles já são esforçados, mas agora vão aprender ainda mais”.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais