- PUBLICIDADE GOOGLE-

Cuidado com a mulher: Saúde de Camboriú adere à campanha do “Março Lilás”

Secretaria promoverá orientações sobre a saúde feminina nas UBSs e participará das ações do Dia da Mulher

O mês da mulher começou e a Secretaria de Saúde já preparou uma programação dedicada a elas. A Saúde aderiu à campanha “Março Lilás”, voltado à saúde feminina e, principalmente, à prevenção ao câncer de colo de útero. Se levarmos em conta os números obtidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), excluídos os cânceres de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Durante o mês março serão realizadas orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sobre a saúde da mulher, por meio das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Continua após o anúncio

“Neste mês vamos intensificar nossos olhares para os cuidados com a saúde da mulher, especialmente voltados a promoção de saúde e prevenção do adoecimento. Além da educação em saúde, realizada pelas equipes da ESF e NASF, nas UBS’s, também serão estimuladas diversas outras ações de cuidado, como por exemplo a realização de testes rápidos, coleta de preventivos, dentre outras ações”, define a secretaria de Saúde, Elisama de Freitas.

A Saúde também participará das ações do Dia da Mulher na Praça das Figueiras. A atividade será promovida na quarta-feira, dia 8, a partir das 13h30min. A Secretaria terá um espaço destinado para a saúde da mulher e também realizará palestras e um aulão de ginástica.

Continua após o anuncio

Prevenção ao câncer de colo de útero:

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, com o uso de preservativos durante a relação sexual. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos.

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais