- PUBLICIDADE GOOGLE-

Lançada na Assembleia a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália

Com a presença de autoridades brasileiras e italianas, foi lançada na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (1º), a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. O grupo composto por 13 deputados estaduais quer estreitar as relações entre o estado e a Itália, visando parcerias e trocas de informações em várias áreas.

Proponente da frente, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) lembrou da importância da colonização italiana na formação do estado de Santa Catarina. “68% da nossa população tem descendência italiana. Somos o segundo estado brasileiro com maior presença de descendentes, ficamos atrás só do Espírito Santo”, afirmou o parlamentar.

Continua após o anúncio

Caropreso destacou que a frente parlamentar atuará para resgatar a história dos colonizadores italianos em Santa Catarina, fortalecer os laços de amizade com a Itália e, o intercâmbio de conhecimento com o país europeu, além de intensificar as relações comerciais. “Temos grandes desafios pela frente. O mundo é feito de relacionamento e nós queremos um relacionamento cada vez maior e mais próximo com a Itália.”

O deputado antecipou que em breve será celebrado um termo de cooperação entre a Alesc e o Consiglio Regionale della Calabria, o equivalente a uma assembleia legislativa da Calábria, localizada no sul da Itália. O objetivo é fortalecer as relações com a região, com vistas ao intercâmbio econômico, social e cultural. “A Calábria tem interesse em conhecer as nossas fontes de energia renováveis”, exemplificou.

Continua após o anuncio

Além de Caropreso, a frente é integrada pelos deputados Ana Campagnolo (PL), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Lunelli (MDB), Paulinha (Podemos), Nilso  Berlanda (PL), Volnei  Weber (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Altair Silva (PP), Napoleão Bernardes (PSD), Ivan Naatz (PL) e Luciane Carminatti (PT). Os deputados Marcos da Rosa (União) e Oscar Gutz (PL) participaram da reunião de lançamento da frente.

O cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, destacou a importância da frente parlamentar. “Santa Catarina é um estado onde a italianidade é muito forte, está à frente na organização dessas origens. É um estado que merece mais atenção por parte das autoridades italianas”, disse.

Continua após o anúncio

Direto da Itália, Domenico Macrì, que representou o Consiglio Regionale della Calabria, comentou sobre o protocolo de intenções que será celebrado com a Alesc. Para ele, o acordo tratará inúmeros benefícios para Santa Catarina e a Calábria. “É uma cooperação não apenas econômica, mas cultural e social.”

Também participaram do lançamento da frente o cônsul honorário da Itália em Florianópolis, Attílio Colitti; o deputado federal italiano eleito pelo Brasil Fábio Porta; o historiador Nicodemo Nizziti; a advogada Verônica Salgado; a ex-deputada federal italiana eleita pelo Brasil Renata Bueno; o presidente da Câmara de Italiana de Comércio de Santa Catarina, Tullo Cavallazzi; e o vereador de Nova Veneza Arildo Frigo Junior.

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais