- PUBLICIDADE GOOGLE-

veja quando o programa será retomado

O Governo Federal fechou mais uma rodada de pagamentos do programa vale-gás nacional. Trata-se do projeto que faz pagamentos bimestrais para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ajudar na compra do botijão de gás de 13kg.

Como se trata de um programa de caráter bimestral, os cidadãos terão que esperar mais dois meses para voltar a receber o benefício social. A próxima liberação está marcada para o mês de abril, mais precisamente entre os dias 14 e 28. É o que aponta o calendário oficial de pagamentos do projeto do Governo.

Continua após o anúncio

Inicialmente, o poder executivo cogitou a possibilidade de unir o Bolsa Família e o Vale-gás nacional em um programa só. Contudo, a ideia esfriou e o Governo Federal não fala mais sobre o assunto. Assim, os dois projetos seguirão de forma independente ao menos até o final deste ano de 2023.

De todo modo, um mesmo cidadão poderá seguir recebendo os dois programas sociais, desde que cumpra as regras de seleção dos dois projetos. É importante lembrar que as pessoas que estão no Bolsa Família têm mais chances de seleção para o Vale-gás nacional, já que estão dentro do sistema de pagamentos do programa.

Continua após o anuncio

Em fevereiro, estima-se que pouco mais de 21,8 milhões de pessoas tenham recebido o dinheiro do Bolsa Família. Ao mesmo passo, o Vale-gás nacional atendeu cerca de 5,9 milhões de brasileiros. Os números são basicamente os mesmos que foram registrados ainda em dezembro do ano passado, na gestão anterior.

Valores

O valor do Vale-gás é sempre definido pelo preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Quando a Agência Nacional de Petróleo (ANP) define este patamar, o Governo Federal é obrigado a repassar aos usuários ao menos 100% deste número.

Continua após o anúncio

Em fevereiro, por exemplo, a ANP definiu que o preço médio nacional do botijão de gás nos últimos seis meses foi de R$ 110. Assim, o Governo tinha a obrigação de pagar este valor para todos os usuários. Contudo, o poder executivo decidiu repassar R$ 112, ou seja, mais de 100%.

Para abril, ainda não é possível cravar qual será o valor do Vale-gás. Tudo vai depender do preço médio nacional. Se o preço cair, o valor dos pagamentos também cai. Por outro lado, se o preço subir, o valor das liberações também sobe.

Calendário do Vale-gás

O Governo Federal pagou em fevereiro o Vale-gás para todas as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS).

Para movimentar o dinheiro do Vale-gás nacional, não é necessário sair de casa. É possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque através do sistema do app do Caixa Tem .

Veja como foi o calendário de pagamento de fevereiro:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais