- PUBLICIDADE GOOGLE-

Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em CriciúmaVacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Iniciou nesta segunda-feira (27), em Criciúma, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta primeira fase, as doses de reforço do imunizante bivalente da Pfizer serão aplicadas primeiramente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município, em residentes e funcionários dos estabelecimentos. Na última sexta-feira (24), Criciúma recebeu uma remessa com 3.306 doses da vacina. O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal da população.
 
Ao todo, a vacinação terá cinco fases. Segundo a nota técnica divulgada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a primeira fase compreende, além dos abrigados e trabalhadores de ILPIs, pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidos acima dos 12 anos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, após a aplicação nos ILPIs, as doses remanescentes serão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o restante do grupo prioritário. “A ideia é finalizar a aplicação nas instituições ainda nesta semana. Depois desse período, a pessoa deve procurar a UBS do seu bairro para tomar o imunizante. A segunda fase da vacinação deve iniciar já na próxima semana”, afirmou.
 
Conforme o calendário do Ministério da Saúde, após a imunização do primeiro grupo, pessoas de 60 a 69 anos poderão receber a dose de reforço bivalente. A fase três será para gestantes e puérperas, e a fase quatro para trabalhadores da área da saúde. Já na quinta e última fase, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir dos 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade poderão receber a vacina.
 
“O ideal é que a pessoa já esteja com a caderneta de vacinação atualizada com, pelo menos, as duas primeiras doses das vacinas monovalentes em dia, respeitando o intervalo recomendado entre as doses. Quem tomou apenas a primeira dose terá que receber a segunda para então estar apto a tomar a bivalente”, ressaltou Bucco. A vacina bivalente poderá ser aplicada quatro meses após a finalização do esquema primário.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais