- PUBLICIDADE GOOGLE-

Angelina Wittmann lança livro no Museu de Arte

O livro Fragmentos Históricos – Vol. 1. Colônia Blumenau, de autoria de Angelina C.R. Wittmann, tem seu lançamento marcado para o dia 9 de março, durante a cerimônia de abertura da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Como arquiteta, urbanista, pesquisadora e professora da área, a autora percebeu a importância de conhecer fatos passados relacionados às práticas de uma sociedade dentro do espaço, nos diversos recortes de tempo. Não como algo que passou e se tornou nostálgico como muitos percebem, mas como elo importante para a construção do espaço – no futuro – adequado às práticas sociais deste tempo, do futuro, mas também do presente.

Com isso, Angelina Wittmann se empenhou em popularizar na internet e disponibilizar algumas de suas buscas. Em um primeiro momento, à sociedade de Blumenau; depois, à sociedade da Colônia Blumenau, que é a mesma do Vale do Itajaí e atualmente está na escala do Estado de Santa Catarina.

Continua após o anúncio

A autora criou um espaço virtual para compartilhar seu trabalho a quem quisesse, feito em suas horas de folga. Recebeu o convite do Jornal O Município de Blumenau – Registro Para a História, para publicar semanalmente. Diante de suas publicações no jornal, sentiu a necessidade de apresentar esta pesquisa também em formato de livro. Organizou o compêndio com os artigos mais relevantes e que mais contribuem para a sociedade e a pesquisa. Selecionou 35 artigos relacionados com arquitetura, cidade, sociedade e cultura, o que nada mais é que um resumo das práticas da sociedade no espaço – dentro de alguns recortes de tempo.

Coleção fotográfica

Continua após o anuncio

Com o apoio do PIC FCC e a presença dos mecenas Altenburg e Condor, foi possível sua publicação integral e em cores, pois são mais de 650 fotografias dentro de 570 páginas. Tudo isto foi possível graças ao desprendimento e doação de seu tempo, a saber, de Ricardo Stodieck, que “construiu pontes.”

A intenção é dar continuidade à coleção de forma anual, sendo este o 1° volume, que já compõe com as publicações anteriores da autora “A Ferrovia no Vale do Itajaí– Estrada de Ferro Santa Catarina” (Edifurb – 2010) e “Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel” (AmoLer – 2019), por meio  da arte e do formato do livro – com o olhar de arquiteta. É um trabalho que se iniciou nesta publicação de 2022, mas será contínuo enquanto existir pesquisa – para as futuras gerações.

Continua após o anúncio

Serviço:

Lançamento do livro: Fragmentos Históricos – Vol.1. Colônia Blumenau

Autoria: Angelina C.R. Wittmann

Quando: 9 de março, na noite de abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2023

Horário: 19h

Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua XV de novembro, 161 – Centro)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 27/02/2023 16:45 – 57 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais