- PUBLICIDADE GOOGLE-

Santa Catarina dá início à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Começa na próxima segunda-feira, 27, em todos os municípios do estado a aplicação da dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente na população dos grupos prioritários O início desta nova fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 será acompanhada pela secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto. A secretária vai estar na instituição de longa permanência (ILPI) Casa Divina Providência, em Florianópolis, a partir das 7h, onde abrigados e trabalhadores serão vacinados pela equipe de saúde do município.

Além de abrigados e trabalhadores das ILPIs também podem receber a dose de reforço com a vacina bivalente nesta primeira fase as pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos. A vacinação terá outras quatro fases:

Continua após o anúncio
  • Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
  • Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
  • Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
  • Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início 17/04/2023).

É importante que a população busque informações sobre etapas, horários e locais de vacinação junto à secretaria de saúde do município de residência, pois pode haver alteração de uma cidade para a outra.

“Estamos retomando a vacinação contra a Covid-19, seguindo o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma atividade realizada por cada município, por cada vacinador e queremos aqui agradecer todo o trabalho que foi realizado durante a pandemia e que segue sendo desenvolvido por esses profissionais da saúde”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Continua após o anuncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Arieli Schiessl Fialho, destaca que para receber a dose de reforço com a vacina bivalente é imprescindível que a pessoa faça parte do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento, tenha mais de 12 anos de idade e tenha finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

“Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, esclarece a gerente.

Continua após o anúncio

O público-alvo dos grupos prioritários é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Doses já estão sendo distribuídas

As 129.576 doses que chegaram ao estado até este momento começaram a ser distribuídas na última quarta, 22. O envio de doses para todas as 17 centrais regionais de saúde será finalizado na sexta, 24, conforme o cronograma:

  • 22 de fevereiro: Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Lages;
  • 23 de fevereiro: São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba e Videira;
  • 24 de fevereiro: Criciúma, Tubarão, Araranguá e Mafra.

Serviço

  • O quê: secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto acompanha início da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19
  • Quando: 27 de fevereiro (segunda-feira), às 7h
  • Onde: Casa Divina Providência (Av. Me. Benvenuta, 520 – Trindade, Florianópolis/SC)

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: [email protected]
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais