- PUBLICIDADE GOOGLE-

Professoras dos Espaços de Vivências em Alfabetização participam de alinhamento pedagógico

Cerca de 70 professoras dos Espaços de Vivências em Alfabetização (EVA) da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participaram na tarde desta sexta-feira (24) de uma reunião de alinhamento pedagógico para 2023 no auditório da Secretaria de Edução. O EVA atende prioritariamente alunos dos segundos e terceiros anos, que apresentam dificuldades no processo de alfabetização.

Os atendimentos acontecem exclusivamente no contraturno escolar das classes de origem. Atualmente o Município possui 41 espaços – um em cada unidade de Ensino Fundamental, que somente no ano passado, atenderam aproximadamente 4 mil estudantes. As aulas da Rede Municipal iniciaram no dia 09 de fevereiro, no entanto, os trabalhos nos Espaços de Vivências em Alfabetização devem iniciar a partir de 06 de março.

Continua após o anúncio

“Os Espaços de Vivências em Alfabetização são classes diferentes das comuns por utilizar preferencialmente vivências pedagógicas diferenciadas, que propiciam o vivenciar, a experimentação, a experiência, a (re) construção de conceitos através de atividades coletivas e individuais em consonância com as dificuldades de aprendizagem. As estratégias devem privilegiar o lúdico, a construção e a interação das habilidades e competências da Alfabetização, Letramento e Matemática”, explicou a supervisora de gestão nos processos de Alfabetização e Letramento, Carla Adriana dos Santos Russi.

Para a professora Andréa das Neves, alfabetizadora há 14 anos, é primordial o apoio das famílias. “Entendemos que a parceria escola e família deve ocorrer constantemente e, assim, conseguimos buscar metodologias atuais para auxiliar neste processo. A tecnologia, sem dúvida, também está aí para atingirmos o objetivo”, destacou a educadora do Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani.

Continua após o anuncio

Neste momento, as professoras alfabetizadoras estão fazendo o diagnóstico dos alunos que apresentam dificuldades no processo de alfabetização para iniciarem no espaço. “Em contato com os professores regentes, conseguimos mapear esses estudantes e assim, podemos dar início ao processo, com aulas de duas horas por semana, no contraturno escolar. Para nós é muito gratificante ver a superação de cada educando”, finalizou a professora Denise Sedrez, que trabalha há 18 anos com a alfabetização.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais