- PUBLICIDADE GOOGLE-

Como calcular o valor do IPVA?

Para a maioria das pessoas, todo início de ano reserva uma surpresa: Qual será o valor do IPVA neste ano?

Neste início de ano, muitas notícias veiculadas davam conta de que o IPVA em 2023 sofreria aumento, o que causou um certo temor e muita confusão. Na verdade, o IPVA propriamente dito, não vai subir, não há nenhuma nova legislação da Sefaz neste sentido.

Continua após o anúncio

O que subiu de uma forma geral foi o preço de mercado dos veículos e, como o IPVA é calculado sobre este valor, o valor do imposto pode acabar sendo mais alto que em anos anteriores, caso o valor de mercado do seu veículo tenha aumentado.

Importante lembrar, que o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) é um imposto obrigatório e o não pagamento dentro do prazo estipulado pela Secretaria da Fazenda pode acarretar em juros e multa, além da inscrição do débito em dívida ativa.

Continua após o anuncio

No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, o calendário para pagamento do IPVA é determinado pelo final da placa do veículo, e obedece a seguinte ordem:

– Placas com final 1, 2, 3, 4 e 5, tem o vencimento do imposto da data de 30 de junho de 2023.

Continua após o anúncio

– Placas com final 6, 7, 8, 9 e 0 tem o vencimento do imposto na data de 31 de julho de 2023.

Essas datas se aplicam para o pagamento da cota integral do IPVA, mas há também a opção de realizar o pagamento de forma parcelada, em até 6 vezes. Para que o proprietário usufrua do benefício é necessário realizar a solicitação junto à Sefaz RS e, após solicitado, deve efetuar o pagamento da primeira parcela na data orientada, caso contrário o parcelamento fica cancelado.

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul disponibiliza também opções de pagamento com desconto, que fazem parte dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. Os proprietários que se encaixarem em um dos programas, podem receber descontos que chegam até a 28% para pessoa física, ou até 10% para pessoa jurídica.

Mas afinal, como é calculado o valor do IPVA?

A resposta é bastante simples. O IPVA é calculado através da alíquota determinada pela Sefaz, e incide sobre o valor de mercado apurado para o veículo. No Rio Grande do Sul, a alíquota para veículos de passeio e camionetas é de 3%, já para motocicletas a alíquota é 2%. Para caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de locadora a alíquota é de 1%.

Agora que você já sabe, o IPVA nunca mais te pegará de surpresa, além disso, tendo a consciência do valor é possível se organizar para o pagamento mesmo antes do lançamento oficial no imposto quando o novo ano iniciar.

 

 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais