________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

fila de espera não é resolvida no novo governo

Desde o último dia 13 deste mês, o Governo Federal retomou os pagamentos do programa Vale-gás nacional. Mesmo depois da mudança no poder executivo, o fato é que o desenho do projeto segue basicamente o mesmo. A fila de espera para entrada no programa, por exemplo, segue existindo.

Uma fila de espera se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento de determinado benefício é maior do que a quantidade de vagas disponíveis. Assim, estes cidadãos não conseguem receber nada do governo, mesmo considerando que eles cumprem todos os requisitos de entrada.

Continua após o anúncio

Quando foi criado no final de 2021, o Vale-gás nacional tinha como objetivo atender todas as pessoas que recebem até meio salário mínimo de maneira per capita. Além disso, também era necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, ou ao menos ser um usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pelas contas do Congresso Nacional, cerca de 24 milhões de brasileiros de todas as regiões do país se encaixam dentro das regras descritas acima. Contudo, apenas uma parte deles consegue receber o dinheiro de fato. Na atualização mais recente, há uma indicação de que pouco menos de 6 milhões estão recebendo.

Continua após o anuncio

A fila de espera para entrada no Vale-gás nacional foi um dos principais pontos de crítica dos parlamentares do PT, quando estes faziam parte da oposição. Entretanto, desde que Lula voltou ao poder, estas críticas não foram mais feitas publicamente, e o desenho do Vale-gás nacional seguiu basicamente o mesmo.

Como saber se estou dentro do Vale-gás?

Não é necessário sair de casa para descobrir se você pode ou não receber o dinheiro do Vale-gás nacional. Basta realizar a checagem no app do Auxílio Brasil, ou mesmo no aplicativo do Caixa Tem.

Continua após o anúncio

Caso o cidadão esteja entre os quase 6 milhões de selecionados, o sistema indicará o valor que estará disponível em sua conta e a data do pagamento. As liberações utilizam o mesmo calendário usado para o Bolsa Família. Veja as datas para este mês de fevereiro:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Caso o cidadão não esteja entre os selecionados mesmo cumprindo todas as regras de entrada, não há nada o que fazer. É necessário apenas esperar pela seleção do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Neste meio tempo, é importante manter sempre o Cadúnico atualizado.

Pagamentos

Os pagamentos do Vale-gás nacional correspondem a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Para este mês de fevereiro, a ideia é que todos os usuários recebam o patamar de R$ 112.

Oficialmente, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) indicou que o preço médio nacional do botijão seria de R$ 110. Contudo, o Governo Federal decidiu arredondar o valor para cima e repassar aos usuários o mesmo que foi pago em dezembro do ano passado, quando o programa ainda era gerido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais