- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo de Criciúma realiza implantação de novo ciclo do Modelo de Governança e Gestão

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Técnicos e gestores do Governo Municipal de Criciúma se reuniram na última semana para a implantação do segundo ciclo do Modelo de Governança e Gestão, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O modelo tem o intuito de elevar o nível de maturidade das práticas de governança e de gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio da Plataforma +Brasil. Ele substitui, ainda, o MEG-Tr (Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União), do Ministério da Economia, no qual Criciúma obteve a pontuação Bronze 4, que é a nota máxima, na alimentação da plataforma em 2021. A semana de implantação encerrou na última quinta-feira (16) com o Seminário Inovação em Governança e Gestão na Administração Pública Municipal, com a presença do representante do Ministério, Esaú Mendes.

Continua após o anúncio

A governança e gestão no setor público define os processos pelos quais as decisões são tomadas e como os recursos são alocados. Os modelos fornecem as bases para que os serviços públicos sejam prestados de forma eficiente e transparente, ao mesmo tempo que maximizam os resultados do setor público ao beneficiar a sociedade”, ressalta o secretário-geral de Governo, Vagner Espíndola.

O município iniciou o processo de implantação do segundo ciclo no dia 13 de fevereiro. O processo de implantação iniciou no ano de 2022, e será finalizado até o mês de março, onde há a previsão de envio para análise. “A equipe do Comitê de Implantação está trabalhando na revisão das respostas e preparação da documentação, depois será realizado um ponto de controle para aprovação e somente após isso será feito o envio para análise do Ministério. O objetivo é manter os bons resultados alcançados no primeiro ciclo, o bronze 4, que nos coloca em uma posição de excelência em Governança e Gestão, nota que foi alcançada com muito esforço e dedicação de todos, e graças também ao apoio do Prefeito e demais gestores”, destacou a coordenadora do Comitê de Implantação do Modelo de Governança e Gestão, Caroline Brunel Matias.

Continua após o anuncio

Município piloto em novo ciclo do modelo

Durante o Seminário, o Governo de Criciúma recebeu o convite do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para ser piloto em um novo formato do modelo, em uma pontuação superior. “No último ciclo, o desafio era chegarmos aos 100 pontos, conforme requisitos previstos no modelo. Criciúma alcançou uma alta pontuação, figurando entre os melhores do país com a nota máxima, o Bronze 4. Agora o desafio será ainda maior, fomos convidados para buscar os 300 pontos, em um patamar nunca antes alcançado pelos municípios brasileiros”, contou o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan.

Continua após o anúncio

Ele lembra, ainda, que Criciúma se apresenta como um dos municípios pioneiros na aplicação do modelo de Governança e Gestão e toma a frente nas transformações que vêm ocorrendo no setor público. “Os últimos dias foram de intensa qualificação para o desenvolvimento do novo ciclo, que finalizou com um rico aprendizado junto aos demais gestores municipais e regionais”, completou.

Após o seminário, o Comitê de Implantação do Modelo de Governança e Gestão, acompanhado do representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, realizou uma visita ao Parque Astronômico Albert Einstein, e ao futuro Mirante, no alto do Morro Cechinel.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais