Nos últimos anos, o TikTok, rede social chinesa, cresceu tanto que acabou se tornando um dos três aplicativos mais baixados no primeiro trimestre do ano passado. Com toda essa popularidade, criadores de conteúdo começaram a cobrar a plataforma por uma remuneração mais atraente.
Quer entender quais os planos do aplicativo para o futuro e como isso afetará os usuários? Confira a reformulação da rede social em torno do Programa Criativo TikTok e saiba o que deve mudar.
Terei que pagar para usar o TikTok?
Com o enorme sucesso da plataforma, outras redes sociais começaram a correr atrás do prejuízo para ganharem relevância novamente, como o Instagram, que lançou o Reels, uma nova possibilidade de vídeos curtos no feed, bem como o YouTube, que está investindo pesado nos criadores de conteúdo do Shorts, sistema que também investe em vídeos mais curtos.
Logo, para que continue se mantendo no topo do mercado de vídeos mais curtos e populares, o TikTok está pensando em implementar novos recursos para monetizar melhor o serviço dos criadores de conteúdo da plataforma.
Segundo o site The Information, a empresa está trabalhando em um recurso que poderá liberar a cobrança dos seguidores por criadores através da criação de conteúdos mais complexos. Ao que tudo indica, entretanto, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e maiores detalhes sobre o sistema ainda não foram divulgados.
Segundo expectativas, a plataforma pode trabalhar com um paywall semelhante ao OnlyFans, que permite a cobrança para liberação de conteúdos específicos para usuários que quiserem assinar (ainda não se sabe se pacotes) para consumir vídeos mais longos de seus criadores favoritos.
Veja também: Aprenda de uma vez por todas a usar o ChatGPT: tecnologia está revolucionando a internet
Reformulação para recompensar criadores de conteúdo
Ademais, a reclamação se deu principalmente através de criadores de conteúdo sobre os valores muito modestos pagos pela plataforma. Por esse motivo, ela decidiu redesenhar o Programa Criativo TikTok e, para isso, seria necessário aumentar o número mínimo de seguidores para monetização de 10 mil para 100 mil.
Em síntese, isso reduziria a quantidade de criadores que recebem remuneração, mas aumentaria o valor pago. Essa seria uma das formas da empresa de compensar os produtores mais consolidados na rede, especialmente aqueles que possuem números grandes na plataforma e são responsáveis por atrair um público maior e mais fiel.
O programa também vai bonificar aqueles que entregam vídeos maiores, visto que o novo limite será de dez minutos. Ao ser questionado por outros veículos de comunicação, o TikTok não chegou a falar sobre as novas funcionalidades, apenas afirmou que irá se comprometer com o desenvolvimento de novas maneiras para compensar o trabalho de criadores que se dedicam à rede social.
Por fim, o paywall ainda não foi totalmente comprovado e pode ser que sequer chegue a ser lançado no app. Entretanto, a reformulação do Programa Criativo pode chegar já em março, visto que os testes já começaram a acontecer em países como a França e o Brasil.
Veja também: Lista revela ATUALIZAÇÕES mais recentes do WHATSAPP; você já conhece todos os recursos?