Famílias que estejam cadastradas irregularmente no Cadastro Único (CadÚnico) já podem solicitar voluntariamente a retirada de seus dados do sistema, a fim de parar de receber os benefícios referentes ao Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil.
Criada pelo governo federal, a ferramenta permite a saída voluntária de quem participa do CadÚnico, programa do governo que permite que famílias em situação de vulnerabilidade social participem de ações como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.
Pronunciamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o objetivo da ferramenta é garantir a saída daqueles que foram induzidos a fazer o cadastro no Bolsa Família mesmo sem ter o direito ao benefício.
Importante destacar que, a saída voluntária vale somente para os chamados “cadastros unipessoais”, ou seja, feito por pessoas que disseram morar sozinhas, mas, na verdade, moram com suas famílias.
Dessa forma, segundo o governo, com a devida exclusão dessas pessoas, será possível procurar locais de atendimento nas cidades, como, por exemplo, em Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), e fazer o recadastramento corretamente.
Por fim, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social afirmou que os cadastros unipessoais daqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), bem como de pessoas em situação de rua, não são alvo da operação.
Como realizar a saída voluntária do Bolsa Família?
Conforme as informações divulgadas pelo governo federal, os interessados em realizar a saída voluntária do Bolsa Família deverão seguir os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) no telefone ou acessar o site pelo computador;
- Realizar login no aplicativo/site (usando CPF e senha);
- No canto superior esquerdo da tela, clicar na seta para a esquerda;
- No novo menu, clicar na opção em vermelho “cancele o seu cadastro”;
- Clicar na opção em azul “cancele o seu cadastro”;
- Selecionar o quadrado em branco “confirmo que desejo cancelar o Cadastro Único”;
- clicar na opção “confirmar”.
Importante destacar que a solicitação de saída voluntária do Bolsa Família, seja por telefone ou computador, está disponível apenas nos dias úteis das 7h00 às 21h00. Aqueles que não tiverem internet poderão procurar a gestão municipal do Cadastro Único.
No entanto, para evitar a sobrecarga dos locais de atendimento, o governo, em acordo com os municípios, elaborou um cronograma para apuração dos cadastros individuais, que vai de março a dezembro de 2023, segundo a pasta. As notificações serão via mensagens de extrato ou até mesmo via SMS.
Mapeamento das irregularidades no Bolsa Família
Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, afirmou que um pente fino no sistema mapeou cerca de 2,5 milhões dos 10 milhões de registros analisados ??com algum tipo de irregularidade.
Segundo o ministro, esses casos se devem, na maioria, a irregularidades no Bolsa Família concedido às famílias, que parecem ter sido divididas apenas para aumentar os benefícios ofertados pelo governo.
Em suma, com a devida resolução das irregularidades apresentadas, o governo visa fechar o plano de remodelação do Bolsa Família e permitir o pagamento adicional de R$ 150 para famílias com filhos menores de 6 anos, como prometido pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, enquanto ainda era candidato.