- PUBLICIDADE GOOGLE-

Maioria da população defende Bolsa Família permanente

A maioria dos brasileiros defende que o Bolsa Família se torne uma política permanente do Governo Federal, ou seja, que se transforme em um projeto que não tenha riscos de acabar. É o que apontam os dados de uma pesquisa realizada pelo DataSenado, divulgada nesta semana.

Segundo o levantamento, 75% dos brasileiros acreditam que o Bolsa Família deve se tornar um programa permanente. Ao mesmo passo, outros 21% acreditam que o projeto deveria ser temporário, e 4% afirmaram que não sabem responder esta pergunta. Os resultados foram publicados no site oficial do Senado Federal.

Continua após o anúncio

Os pesquisadores entrevistaram pouco mais de 1,2 mil pessoas de todas as regiões do país por telefone. Embora os resultados tenham sido publicados só agora, as perguntas foram feitas aos cidadãos em novembro de 2022. Indivíduos que não recebem o benefício social também puderam responder.

Hoje, o Bolsa Família faz pagamentos de R$ 600 mínimos para pouco mais de 21,8 milhões de pessoas. Por causa da aprovação da PEC da Transição no final do ano passado, o programa está garantido ao menos até o final deste ano. Já existe previsão orçamentária para estas liberações em 2023.

Continua após o anuncio

De todo modo, também é fato que existe um caráter de imprevisibilidade para o projeto social. Até aqui, ainda não se sabe o que vai acontecer com os pagamentos a partir do próximo ano. É possível, por exemplo, que o programa tenha uma queda nos valores, caso o Congresso não aprove a continuidade do formato atual.

Pente-fino

Há ainda uma imprevisibilidade da sequência de liberações para os usuários. Mesmo que o programa esteja garantido até o final deste ano, é possível que alguns beneficiários fiquem pelo caminho e não sigam recebendo o benefício.

Continua após o anúncio

Neste mês de fevereiro, por exemplo, o Governo Federal segue realizando o chamado pente-fino. Trata-se do procedimento que deverá determinar quem são as pessoas que podem seguir dentro do programa, e quem vai ser excluído.

Em entrevista recente, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) disse que a expectativa é de que até 2 milhões de pessoas percam o direito de receber o beneficio social já a partir das próximas semanas.

Bolsa Família

Para este mês de fevereiro, todo esquema está previsível. Os pagamentos, aliás, estão acontecendo desde o último dia 13 e já estão confirmados até o dia 28, seguindo a tradicional regra de liberações sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Nesta quarta-feira (15), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações do Bolsa Família para este mês de fevereiro.

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais