- PUBLICIDADE GOOGLE-

número de usuários registra queda em fevereiro

Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, pouco mais de 100 mil pessoas perderam o direito de fazer parte do programa Bolsa Família. É o que indicam os dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Os números foram divulgados na última segunda-feira (13).

Em janeiro, o Ministério apontou que pouco mais de 21,9 milhões de pessoas estavam aptas ao recebimento do benefício social. O número era basicamente o mesmo registrado em dezembro do ano passado. Agora em fevereiro, o número de usuários aptos caiu para a casa dos 21,8 milhões de usuários, ainda com base nos dados oficiais.

Continua após o anúncio

Variações nos números de atendidos não chegam a ser uma novidade. O Bolsa Família é um programa que faz atualizações cadastrais todos os meses. Assim, é natural que o número de pessoas aptas ao recebimento do projeto aumente ou diminua com o passar dos meses, já que alguns cidadãos passam a ter o direito de receber, e outros deixam de cumprir as regras.

Neste sentido, o cidadão precisa atentar para as informações que estão contidas no app oficial do Auxílio Brasil. É através deste aplicativo que o Governo informa quem são as pessoas que podem fazer parte do programa. Mesmo quem já está dentro do projeto precisa fazer as consultas periodicamente para saber se vai seguir dentro do benefício ou se vai sofrer uma exclusão.

Continua após o anuncio

O mesmo vale para os indivíduos que nunca receberam nenhuma parcela do projeto. Todos os meses, estes cidadãos possuem novas chances de entrada, e portanto, é importante atentar para os dados do app, para evitar que o cidadão receba o saldo e nem movimente por causa de uma desatenção.

Pente-fino

Como dito, estas variações no número de usuários do Bolsa Família são comuns e acontecem basicamente todos os meses. Entre os meses de fevereiro e março, no entanto, o número de cortes deverá ser maior, e poderá assustar parte dos usuários do projeto,

Continua após o anúncio

Segundo a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), a expectativa do Governo Federal é excluir algo entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas nas próximas semanas. As exclusões serão resultado de um processo de pente-fino para identificar os indivíduos que estariam fraudando o benefício.

Em entrevista na última semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), disse que existem casos de cidadãos que estariam recebendo mais de nove salários mínimos, e mesmo assim estariam dentro do sistema do Bolsa Família.

Bolsa Família

Antes da conclusão do pente-fino, o fato é que os repasses do Bolsa Família seguem acontecendo normalmente. Em fevereiro, os 21,8 milhões de cidadãos aptos ao recebimento devem pegar um patamar mínimo de R$ 600 por família.

Em fevereiro, os repasses começaram no último dia 13 e seguirão até o dia 28 deste mês. Para saber qual é a data do seu recebimento, basta se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais