________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

mais de 5,6 milhões de unipessoais recebem

Entre os mais de 21,8 milhões de usuários aptos ao recebimento do Bolsa Família do Governo Federal, estima-se que cerca de 5,6 milhões sejam famílias unipessoais. Tratam-se de pessoas que se registraram no Cadúnico como indivíduos que moram sozinhos em suas residências.

Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que este número cresceu com força nos últimos meses. Em novembro de 2021, cerca de 2,2 milhões de famílias nesta condição estavam no projeto. De lá até aqui, o número total de famílias unipessoais atendidas cresceu 156%.

Continua após o anúncio

Estas pessoas estão na linha de frente da mira do pente-fino do Governo Federal. Há uma suspeita por parte do poder executivo de que esta elevação tenha acontecido de maneira artificial nos últimos meses, isto é, famílias se separaram propositalmente apenas para tentar burlar o sistema e ganhar mais de um Auxílio Brasil.

Pelas regras gerais do programa, os pagamentos de R$ 600 mínimos devem acontecer para todas as pessoas que fazem parte do projeto, independente da quantidade de integrantes que residem em uma mesma casa. Assim, uma pessoa que mora sozinha recebe o mesmo que uma família com cinco integrantes, por exemplo.

Continua após o anuncio

Na avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), este sistema pode ter feito com que as famílias tenham se separado artificialmente. Deste modo, algumas famílias estariam recebendo mais de um saldo do Bolsa Família ao mesmo tempo, prática que é notadamente proibida.

O conceito de família no Cadúnico

É importante lembrar que o conceito de família no Cadúnico respeita simplesmente uma questão de endereço. Todas as pessoas que residem sob um mesmo teto fazem parte de uma mesma família, segundo as regras do sistema.

Continua após o anúncio

Desta forma, se uma mãe mora em um endereço diferente de um filho, eles não fazem parte de uma mesma família, para vias do Cadúnico. Afinal de contas, eles possuem núcleos familiares diferentes.

Por esta mesma lógica, uma casa com amigos que não são parentes, é considerada uma família. Neste caso, o sistema entende que a renda per capita influencia todos os membros daquela mesma casa.

Bolsa Família

Enquanto o Governo não conclui o processo de pente-fino nas contas do Cadúnico, o Ministério do Desenvolvimento Social segue com as liberações do Bolsa Família agendados para este mês de fevereiro.

Os repasses começaram no último dia 13 e devem seguir normalmente até o dia 28. A expectativa é de que mais de 21,8 milhões de pessoas recebam o benefício social neste período de tempo. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos para este mês.

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais